Cerca de 260 famílias ficaram desalojadas após chuvas em Espinosa

Cerca de 260 famílias ficaram desalojadas após as chuvas que atingiram Espinosa, no norte de Minas Gerais, neste domingo, 12 de dezembro. A forte precipitação causou alagamentos em diversos pontos da cidade, forçando mais de mil pessoas a deixarem suas casas. Não há registros de vítimas.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a chuva provocou a elevação do nível dos rios Grande e Pajeú. A enchente percorreu 23 quilômetros até o Rio São Domingos, que passa pelo centro da cidade, atingindo três bairros.

Uma barragem de água em uma propriedade particular transbordou, inundando um povoado na zona rural. Estradas rurais foram danificadas e pontes comprometidas.

Segundo o tenente do Corpo de Bombeiros, Paulo Henrique, a cidade foi atingida por uma grande precipitação. “Fomos acionados para atender uma ocorrência de possível rompimento de barragem, mas, ao chegarmos, percebemos que se tratava de uma precipitação nas cabeceiras dos rios Grande e Pajeú, que variou entre 110 e 130 milímetros”, explicou ao G1.

Desde o início de janeiro até esta segunda-feira (13), o município já registrou 273 milímetros de chuva. A água atingiu níveis entre 40 e 60 centímetros na cidade.

Moradores foram retirados de suas casas devido ao risco de novos alagamentos. Os desalojados foram encaminhados para um alojamento cedido pela Prefeitura de Espinosa.

A prefeitura está realizando drenagem e escoamento da água em pontos críticos da cidade.

Notícias Relacionadas

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile