Rio São Francisco atinge cota de inundação no Norte de Minas Gerais e se aproxima da cota de alerta na Bahia

As chuvas na bacia hidrográfica do Rio São Francisco continuam aumentando a disponibilidade de água no rio, com impactos em diversas cidades de Minas Gerais e Bahia. Segundo o Serviço Geológico do Brasil (SGB), a cota de inundação foi atingida na cidade de São Francisco, no Norte de Minas Gerais.

Nas cidades mineiras de São Romão e Pedras de Maria da Cruz, o nível do rio está na cota de alerta. Já em Manga, e nas cidades baianas de Carinhanha e Bom Jesus da Lapa, os níveis permanecem dentro da normalidade, mas devem alcançar a cota de alerta nos próximos dias.

Nivel do rio São Francisco - São Francisco
Nível do rio São Francisco em São Francisco

Na noite de quarta-feira (15), o nível do Rio São Francisco em São Francisco alcançou 7,64 metros, 14 centímetros acima da cota de inundação. A prefeitura informou que as comunidades ribeirinhas foram alertadas para evacuar áreas de risco, embora o volume de água ainda não tenha causado inundações graves.

Segundo o boletim mais recente do SGB, o nível deve atingir 7,80 metros na manhã desta quinta-feira (16), com o ritmo de subida diminuindo até o final da semana devido à previsão de redução das chuvas no Médio São Francisco.

RIO SÃO FRANCISCO CONTINUA SUBINDO

Nas regiões mais ao norte de Minas Gerais e na Bahia, o rio deve continuar subindo até o início da próxima semana. Apesar de a chuva persistir, os acumulados previstos são inferiores aos registrados nos últimos dias, o que também deve contribuir para a diminuição da cheia.

Em Carinhanha, o nível do rio chegou a 5,88 metros, apenas 12 centímetros abaixo da cota de alerta (6 metros) e a 72 centímetros da cota de inundação (6,6 metros). Algumas comunidades ribeirinhas já começam a ser afetadas.

Nível do Rio São Francisco em Carinhanha
Nível do Rio São Francisco em Carinhanha

Em Bom Jesus da Lapa, o nível atingiu 7,32 metros, ainda abaixo da cota de alerta (8 metros) e da cota de inundação (9 metros). Desde o início da semana, a lagoa marginal que fica em frente à cidade vem recebendo águas do Velho Chico, sinalizando a elevação do nível. Moradores das áreas mais baixas da cidade já enfrentam problemas com alagamentos.

Desde o início do período chuvoso, em meados de outubro, o nível do Rio São Francisco subiu cerca de cinco metros no trecho entre as hidroelétricas de Três Marias, em Minas Gerais, e Sobradinho, na Bahia. Essa recuperação ocorre após níveis críticos registrados em 2024, causados pela influência do fenômeno El Niño.

Situação hidrológica do Médio São Francisco
Situação hidrológica do Médio São Francisco – Fonte: SGB

Reservatórios da bacia do São Francisco

O reservatório da Hidroelétrica de Três Marias, em Minas Gerais, alcançou 67% de volume útil, segundo última atualização da Cemig. A usina está operando com uma afluência superior a 2.000 m³/s e uma defluência de 450 m³/s.

Essas condições não representam risco de aumento de vazão que possa agravar inundações no Rio São Francisco, pois ainda há muito espaço para armazenamento.

Já na Hidroelétrica de Sobradinho, o volume útil chegou a 56%, com afluência de 3.460 m³/s e defluência de 1.104 m³/s.

Notícias Relacionadas

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile