UFMG ofertará novos cursos superiores em Montes Claros

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) oferecerá novos cursos superiores em Montes Claros na edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025.

A instituição vai disponibilizar vagas para licenciaturas em Matemática e em Ciências da Natureza, no campus regional de Montes Claros, além de Engenharia de Computação, gerido de forma compartilhada pela Escola de Engenharia e pelo Instituto de Ciências Exatas (ICEx) em Belo Horizonte.

Na UFMG, o ingresso em 85 de seus 97 cursos de graduação se dá por meio do Sisu. Ao todo, 6.512 vagas serão preenchidas por meio dessa forma de seleção.

No campus Montes Claros, serão oferecidos oito cursos, todos com ingresso no primeiro semestre de 2025. São eles: Agronomia (40 vagas), Administração (40 vagas), Engenharia Agrícola e Ambiental (40 vagas), Engenharia de Alimentos (40 vagas), Engenharia Florestal (40 vagas), Zootecnia (40 vagas) e os dois novos cursos: Matemática e Ciências da Natureza – Ciências Biológicas, Física ou Química (60 vagas).

Os novos cursos de Licenciatura em Ciências da Natureza e em Matemática terão ingresso compartilhado por meio da Área Básica de Ingresso (ABI). Serão 60 vagas para o campus de Montes Claros, com entrada no primeiro semestre e no turno noturno. O curso de Engenharia de Computação, por sua vez, vai ofertar 80 vagas, 40 em cada semestre no turno vespertino, com aulas ministradas no campus Pampulha, em Belo Horizonte. A ABI trata das formações cujo acesso se dá por uma etapa preliminar comum.

Outra novidade é a ampliação do total de vagas dos cursos de Ciência da Computação e de Sistemas de Informação, que passam de 160 para 200 vagas. Cem calouros vão ingressar em cada semestre por meio da ABI em Ciência da Computação e Sistemas de Informação. Os cursos serão ofertados no turno vespertino, no campus Pampulha.

Além dos novos cursos, outra novidade é a concentração dos horários de aulas de 19 cursos diurnos da Universidade. Tais formações, cujas aulas eram ofertadas nos turnos da manhã e da tarde, passam a ser matutinas ou vespertinas, reunindo as atividades em apenas um dos dois períodos.

Segundo o pró-reitor de graduação da UFMG, Bruno Otávio Soares Teixeira, a mudança favorece a permanência qualificada dos estudantes nos cursos de graduação. “O estímulo à redefinição dos turnos continuará nos próximos anos e é mais uma medida destinada a aliar a formação ainda mais qualificada à busca pela permanência dos estudantes na Universidade, pensando sobretudo, nos alunos mais vulneráveis”, analisa o pró-reitor.

Com as mudanças, passam a ser matutinos os cursos de Museologia, Ciências Atuariais, Estatística, Jornalismo, Ciências Sociais (Bacharelado), Ciências Sociais (Licenciatura), Relações Públicas, Geografia (Bacharelado), Geografia (Licenciatura), Controladoria e Finanças, Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis, Ciências Econômicas e Administração (Belo Horizonte). Passam a ser definidos como vespertinos os cursos de Ciência da Computação, Matemática Computacional, História (Bacharelado), História (Licenciatura), Física (Bacharelado), e Física (Licenciatura).

 

Notícias Relacionadas

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile