25.9 C
Guanambi
22 C
Vitória da Conquista

Acumulado de chuva de 300 mm e aumento do nível do Rio São Francisco deixam muitos desalojados em Bom Jesus da Lapa

Mais Lidas

Com as chuva volumosas dos últimos dias e com o aumento do nível do Rio São Francisco, moradores do município de Bom Jesus da Lapa tiveram que deixar suas residências ou permanecem ilhados.

Na zona rural, localidades como as ilhas da Cana Brava e da Mariquinha estão isoladas. Na manhã deste sábado, 18 de janeiro, o nível do rio chegou a 7,59 metros, faltando ainda 41 centímetros para atingir a cota de alerta, e 1,41 metro para a cota de inundação, que é de 9 metros.

A vazão atual é de 3.830 metros cúbicos por segundo (m³/s), refletindo a grande quantidade de água escoada devido às chuvas intensas em Minas Gerais e na Bahia.

Nesta sexta-feira (17), o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu um alerta de risco hidrológico moderado para inundação gradual na Ilha da Cana Brava. Uma equipe multidisciplinar esteve no local pela manhã para avaliar os possíveis danos e informar os moradores sobre a situação.

Casas ilhadas da Ilha da CanaBrava
Casas isoladas na Ilha da CanaBrava. (Foto: Reprodução | Prefeitura de Bom Jesus da Lapa)

Já na zona urbana, os quase 300 milímetros (mm) de chuva que caíram nos últimos dias alagaram bairros inteiros, forçando muitas famílias a deixarem suas residências. De acordo com Secretaria de Assistência Social, cerca de 100 pessoas estão em abrigos e muitas famílias estão abrigadas em casas de parentes ou amigos.

Na Barrinha, um dos principais pontos turísticos de Bom Jesus da Lapa, os quiosques à beira do rio já começaram a ser invadidos pelas águas. A previsão é que o nível do rio continue subindo até o início da próxima semana, apesar da diminuição das chuvas.

O pico da cheia está atualmente entre os municípios de São Francisco e Pedras de Maria da Cruz, no Norte de Minas, o que indica que o Velho Chico pode avançar mais alguns centímetros nos próximos dias. Em Carinhanha, o nível atingiu a cota de alerta nesta sexta-feira e continua subindo. Comunidades rurais do município também estão sendo afetadas pela cheia.

Situação de emergência.

Diante da situação, o prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro (PSD), decretou situação de emergência no município na última quarta-feira (15). O decreto autoriza uma série de ações emergenciais para atender a população e minimizar os danos.

Uma das prioridades destacadas é a necessidade urgente de reabilitação das áreas mais afetadas, com foco nas estradas vicinais, que estão interditadas devido aos deslizamentos de terra e erosões. O prazo de vigência é 180 dias, permitindo que o município adote ações contínuas para lidar com as consequências das chuvas e viabilizar a recuperação das áreas atingidas.

O prefeito Eures Ribeiro esteve no bairro Beira Rio, um dos mais carentes da cidade e mais afetados pela chuva. Ele disse que cerca de 400 famílias foram afetadas e pediu doações para ajudá-las neste momento de dificuldade.

 

Doe Esperança

Nas redes sociais, a prefeitura lançou a campanha “DOE ESPERANÇA” para que os cidadãos possam contribuir e amenizar a situação das pessoas afetadas pelas enchentes.

“Convoco os lapenses a contribuir com doações de roupas, produtos de higiene, produtos de limpeza e alimentos para ajudar as pessoas afetadas pelas enchentes,” afirmou o prefeito Eures Ribeiro nas redes sociais.

Você pode doar cobertores, roupas, materiais de higiene e limpeza, e alimentos. As doações estão sendo recebidas na Secretaria de Assistência Social, na Avenida Almirante Beirute, bairro Cavalhada.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas