26.3 C
Guanambi
21.7 C
Vitória da Conquista

Governador visitou áreas alagadas em Bom Jesus da Lapa neste domingo

Mais Lidas

Neste domingo, 19 de janeiro, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, visitou Bom Jesus da Lapa para acompanhar de perto os impactos das fortes chuvas que alagaram diversas áreas do município e a cheia do Rio São Francisco, que deixou comunidades isoladas.

Acompanhado por uma comitiva composta pelo prefeito Eures Ribeiro, pela secretária estadual da saúde, Roberta Santana, e pelo superintendente de Defesa Civil Estadual, Héber Santana, o governador percorreu as regiões mais afetadas, incluindo as Ilhas da Canabrava e da Mariquinha, além do bairro Beira Rio.

“Vim aqui entregar minhas mãos e a força do Estado para continuarmos juntos. Desde que [o prefeito] Eures anunciou que já estava tendo riscos de inundações, de desabrigados e desalojados, a gente se juntou a ele e segurou firme. Eu tinha que vir aqui para dar um abraço de solidariedade às famílias que hoje padecem, sofrem”, declarou Jerônimo Rodrigues, em solidariedade às vítimas.

A comitiva visitou o Centro de Educação Infantil Eufrosina Borges Dourado, que foi transformado em abrigo para as 20 famílias desalojadas devido ao alagamento. Durante a visita, foram entregues itens humanitários, como 458 cobertores, 378 colchões de solteiro, 40 colchões de casal, produtos de higiene pessoal e 1.000 unidades de água mineral.

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) reforçou a assistência com a entrega de duas ambulâncias, equipamentos e medicamentos para o hospital local e as unidades de saúde, em uma iniciativa que contou com um investimento de aproximadamente R$ 2 milhões.

Governador enchentes Bom Jesus da Lapa
Foto: Joá Souza | GovBA

“A situação aqui não é boa, muita chuva. Foi muito importante o governador vim porque a inundação no bairro Beira Rio é um caso de saúde pública. Além da água de chuva, tem água de esgoto, que pode provocar doenças. É uma coisa muito triste, é preocupante”, destacou o prefeito Eures Ribeiro.

Neste domingo, o nível do Rio São Francisco chegou a 7,7 metros na cidade, ficando a apenas 30 centímetros da cota de alerta.

Planos para Recuperação e Colaboração Interinstitucional

Jerônimo Rodrigues também reforçou o compromisso com a recuperação das áreas afetadas e a adoção de medidas urgentes para minimizar os danos causados pela cheia. O governador determinou a execução de ações emergenciais de infraestrutura, como a drenagem da água acumulada e a solução de problemas relacionados ao esgoto.

“A articulação que nós fazemos é para que a gente possa ter ações emergenciais de infraestrutura, para drenar essa água e esse esgoto, juntamente com isso também dando toda assistência humanitária. A Secretaria de Saúde também vai montar uma equipe para dar toda uma assistência a essa comunidade. Portanto, mais uma ação de todo o Estado para atender da melhor forma possível o povo aqui de Bom Jesus da Lapa”, explicou Héber Santana.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas