O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou nesta segunda-feira, 20 de janeiro, o Informativo Meteorológico nº 3/2025, detalhando a previsão de chuvas e temperaturas até o próximo dia 27, além das condições observadas nos últimos dias.
De acordo com o documento, o período será caracterizado por chuvas significativas em várias regiões do país, além de temperaturas elevadas, especialmente nas regiões Norte e Nordeste. O documento traz alertas importantes sobre as condições climáticas, que podem impactar atividades econômicas e sociais.
A semana será marcada por instabilidades associadas ao calor e à alta umidade em grande parte do Brasil. As Regiões Norte e Centro-Oeste terão chuvas intensas e persistentes, enquanto o Nordeste enfrentará chuvas mais concentradas em áreas específicas.
O Sul e o Sudeste terão acumulados expressivos em algumas localidades, com possibilidade de tempestades. As temperaturas continuarão elevadas em todo o país, especialmente no interior do Nordeste e Centro-Oeste.
Veja também: Mais de 60 municípios da Bahia voltaram a ficar sob alerta de chuvas
Previsão por regiões
Região Norte
Chuvas: áreas de instabilidade associadas ao calor e à alta umidade provocarão pancadas de chuva ao longo da semana, com acumulados acima de 30 mm em grande parte da região. As chuvas podem superar 80 mm em áreas pontuais do sul do Amazonas, sul de Rondônia, oeste e nordeste do Pará.
Por outro lado, no noroeste do Pará, e em grande parte de Roraima, os acumulados de chuva deverão ficar abaixo de 10 mm ou com ausência de chuva (áreas em branco). No Acre, a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) proporcionará chuvas ao longo da semana, com acumulados que podem ultrapassar 100 mm (tons de vermelho).
Temperaturas: máximas entre 26°C e 36°C, com mínimas entre 22°C e 26°C.
Região Nordeste
Chuvas: a previsão indica chuva no centro-oeste da região, com possibilidade de acumulados acima de 50 mm no Maranhão, Piauí, oeste da Paraíba e de Pernambuco, além do sul e norte do Rio Grande do Norte.
Nas demais áreas da região, a tendência é de chuvas com baixo acumulados, não ultrapassando 20 mm.
Temperaturas: Máximas variando entre 26°C e 38°C, com mínimas entre 20°C e 26°C. Áreas de serra podem registrar mínimas de até 18°C.
Região Centro-Oeste
Chuvas: a combinação de calor e umidade favorecerá a persistência de áreas de instabilidade proporcionando chuvas em toda Região com acumulados entre 30 e 60 mm.
Além disso, estão previstas acumulados acima de 80 mm em áreas pontuais do sudoeste do Mato Grosso do sul e centro-sul do Goiás, podendo atingir 100 mm em algumas localidades.
Temperaturas: Máximas entre 26°C e 36°C, mínimas de 20°C a 26°C.
Região Sudeste
Chuvas: a convergência de umidade ficará posicionada na porção mais ao sul, proporcionando as chuvas com acumulados acima de 50 mm no em São Paulo, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro, podendo ultrapassar 100 mm em algumas localidades.
No centro-norte de Minas Gerais e Espirito Santo, estão previstas chuvas com acumulados abaixo de 20 mm.
- Temperaturas: Máximas entre 22°C e 34°C, mínimas variando entre 20°C e 24°C.
Região Sul
- Chuvas: a combinação de calor e umidade favorecerá o início da semana com chuvas em quase toda Região, com acumulados entre 30 e 50 mm. Em algumas áreas do Paraná e Rio Grande do Sul, os acumulados poderão ultrapassar 80 mm.
- A tendência é que a partir do dia 22 as chuvas se concentrarem no Paraná, e leste do Rio Grande do Sul, retornando sobre toda a Região no dia 25/01.
- Temperaturas: Máximas de 24°C a 34°C e mínimas entre 16°C e 26°C. No início da semana, áreas podem registrar temperaturas mínimas de até 14°C.
Resumo das condições observadas
Condições observadas entre 15 e 19 de janeiro
Precipitação
Entre os dias 15 e 19 de janeiro, foram registrados acumulados significativos de chuva em várias regiões do Brasil, com destaque para:
Região Norte: Chuvas de 10 mm a 40 mm na maior parte da região. No centro-leste do Pará, Rondônia e Tocantins, os acumulados superaram 50 mm, chegando a mais de 100 mm em localidades como Monteiros (TO) com 106,6 mm e Santa Fé do Araguaia (TO) com 105 mm. Em contraste, o oeste do Amazonas, Acre e Roraima tiveram volumes abaixo de 10 mm.
Região Nordeste: Acumulados de 10 mm a 40 mm foram observados na maior parte da região, com volumes acima de 50 mm em estados como Maranhão, Bahia, Piauí e Rio Grande do Norte. Destaques incluem Buriticupu (MA) com 177,2 mm e Senhor do Bonfim (BA) com 172,2 mm. Pontualmente, o leste da Paraíba, Alagoas e Sergipe registraram volumes inferiores a 10 mm.
Região Sudeste: Choveu em quase toda a região, com acumulados acima de 10 mm em São Paulo, sul de Minas Gerais e Espírito Santo. Volumes acima de 50 mm foram registrados no centro-norte de Minas Gerais e sudeste de São Paulo. Destaques incluem Divinópolis (MG) com 151 mm e São Miguel Arcanjo (SP) com 101,6 mm. No Rio de Janeiro, as chuvas foram escassas, abaixo de 10 mm.
Região Centro-Oeste: Chuvas acima de 50 mm em grande parte do Mato Grosso e Goiás. Os maiores volumes foram em Itapaci (GO) com 154,6 mm e Canarana (MT) com 122,3 mm. No Mato Grosso do Sul, os acumulados ficaram entre 10 mm e 40 mm, com volumes abaixo de 10 mm no sul do estado.
Região Sul: Chuvas variando de 10 mm a 40 mm na maior parte da região, exceto no nordeste de Santa Catarina e leste do Paraná, onde os volumes superaram 50 mm. Destaques incluem Itajaí (SC) com 164,6 mm e Japira (PR) com 128,2 mm.
Temperaturas
- Máximas: Variaram entre 26°C e 34°C na maior parte do país, com picos de 42,1°C em Porto Murtinho (MS) e 39,6°C em Quaraí (RS).
- Mínimas: Oscilaram entre 22°C e 26°C no Norte e Nordeste. No Sul e Sudeste, registraram-se valores entre 14°C e 22°C, com destaques de 10,3°C em Colombo (PR) e 11,8°C em Rio Negrinho (SC).
Veja todas as informações no Informativo Meteorológico nº3/2025