Semana pode ter pancadas de chuvas em várias regiões da Bahia

Após vários dias de chuvas significativas em todas as regiões da Bahia, o tempo voltou a ficar estável no estado desde sexta-feira, 17 de janeiro. No entanto, algumas áreas podem registrar novas precipitações a partir desta segunda-feira (20).

Os volumes previstos não são expressivos. Onde chover, a tendência é de chuvas fracas, pancadas ou pequenos temporais isolados.

Os maiores acumulados devem se concentrar no Extremo Oeste, favorecendo os cultivos agrícolas na região. Em Barreiras, os modelos meteorológicos indicam entre 15 e 30 milímetros (mm) até sábado (25). Nas demais áreas da Matopiba — região que inclui partes do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia — os acumulados podem ser ligeiramente superiores.

A previsão também aponta aumento da nebulosidade e chuvas fracas na divisa com Minas Gerais, abrangendo Guanambi e Vitória da Conquista. Os acumulados para o período não ultrapassam 10 mm.

Na parte norte do Vale São-Franciscano, e na faixa litorânea, incluindo Salvador, o sol deve predominar, com ocorrência de chuvas rápidas e isoladas, acumulando de 5 a 15 mm. Em áreas centrais do estado, nuvens carregadas podem ocasionar chuvas pontuais.

As chuvas mais intensas da semana devem ocorrer na Região Norte do Brasil e em parte do Nordeste. Na faixa que vai de Belém a Fortaleza, avançando para o interior do Pará, Maranhão, Piauí e Ceará, os acumulados podem superar 50 mm.

No Centro-Oeste e Sudeste, algumas áreas também terão chuvas significativas. Entretanto, Minas Gerais, Goiás e Espírito Santo devem registrar volumes baixos. No Sul, especialmente no litoral de Santa Catarina, os acumulados podem exceder 100 mm.

Temperaturas e previsão de médio prazo

As temperaturas devem se manter ligeiramente abaixo da média para esta época do ano em boa parte da Bahia devido à provável presença de nebulosidade. As máximas em Barreiras devem alcançar os 30ºC e Guanambi podem superar os 32ºC com o avanço da semana.

No Norte e Nordeste do estado, o calor será mais intenso, com máximas de 34ºC em cidades como Paulo Afonso e Juazeiro. Em Salvador, as temperaturas devem variar entre 28ºC e 29ºC.

Modelos meteorológicos sugerem que as chuvas podem se intensificar na Bahia nos últimos dias de janeiro e início de fevereiro. Contudo, há divergências entre as fontes meteorológicas quanto à intensidade e distribuição das precipitações.

Veja a previsão completa

Notícias Relacionadas

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile