Transplantes de córneas podem ser ampliados com parceria entre Secretaria de Saúde e Banco de Olhos da Bahia

Em um importante passo para reduzir a fila de espera por transplante de córnea na Bahia, o Serviço de Verificação de Óbito (SVO), vinculado a Secretaria de Saúde do estado da Bahia (Sesab), por meio da Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa) e gerido pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS), firmou uma parceria estratégica com o Banco de Olhos da Bahia.

Segundo o Governo da Bahia, a iniciativa, que será lançada oficialmente amanhã, terça-feira, 21 de janeiro, às 15h, visa otimizar os processos de doação e garantir mais esperança para os pacientes que aguardam por esse procedimento.

Atualmente, 1.715 baianos aguardam por um transplante de córnea. Com a nova parceria, espera-se ampliar significativamente o número de doações, contribuindo para reduzir essa lista e melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas.

A cerimônia de lançamento contará com a presença de profissionais de saúde, gestores e especialistas, que celebrarão essa iniciativa inovadora. O evento será realizado no auditório Prof. Dr. Oscar Freire, localizado na Avenida Centenário, Garcia, Salvador (térreo do Instituto Médico Legal Nina Rodrigues).

Sobre a parceria

A parceria entre o SVO e o Banco de Olhos da Bahia visa fortalecer a captação de córneas por meio do SVO, otimizando processos e garantindo mais agilidade na identificação de potenciais doadores. Essa iniciativa representa um avanço significativo para a saúde ocular na Bahia, proporcionando mais esperança para os pacientes que aguardam por um transplante.

 

Notícias Relacionadas

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile