31.6 C
Guanambi
30.9 C
Vitória da Conquista

Codevasf investiu R$ 128,9 milhões em máquinas e equipamentos em municípios atendidos pela superintendência de Bom Jesus da Lapa

Mais Lidas

Em 2024, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) investiu cerca de R$ 128,9 milhões na aquisição de máquinas e equipamentos voltados para estruturação de cadeias e atividades produtivas e em serviços públicos prestados por prefeituras municipais na área de atuação da 2ª Superintendência Regional da Companhia, sediada em Bom Jesus da Lapa (BA).

Segundo a Codevasf, a aplicação dos investimentos integra as linhas de atuação da empresa para o fomento da economia sustentável e de apoio à estruturação de cidades. No total, foram atendidos 176 municípios.

Ainda conforme balanço da Codevasf em Bom Jesus da Lapa, foram executados 1.154 termos de doações para o atendimento a 593 entidades produtivas, como associações, sindicatos e cooperativas, além de três consórcios públicos e 117 prefeituras municipais.

“Ficamos felizes em ver o aumento de doações no ano de 2024, beneficiando diversos setores e contribuindo para atingir a missão da nossa empresa”, afirma o superintendente regional da Codevasf em Bom Jesus da Lapa, Harley Xavier Nascimento.

Os beneficiários integram diversos Territórios de Identidade – unidade de planejamento de políticas públicas que agrupa municípios com características sociais, culturais, econômicas e geográficas semelhantes. Entre os atendidos estão Sertão Produtivo, Irecê, Velho Chico, Sudoeste Baiano, Chapada Diamantina, além de outros localizados na área de atuação da 2ª Superintendência Regional da Companhia.

Na lista de bens entregues pela Companhia durante o período, estão implementos agrícolas (637), tratores e microtratores (311), máquinas pesadas (104) e veículos e caminhões (88), dentre outros equipamentos, como tanques de resfriamento de leite, reservatórios de água e kits de Arranjos Produtivos Locais (APLs).

Com a entrega de equipamentos voltados para a economia sustentável, a Codevasf promove a ampliação da mecanização e da modernização de atividades produtivas, com a redução do trabalho pesado, diminuição de custos de produção e possibilidade de aumento da produção e da produtividade.

Harley Nascimento explica que o papel da Codevasf é combater as desigualdades regionais, assim como promover oportunidades de desenvolvimento nas áreas onde atua, melhorando a qualidade de vida das pessoas.

“Nesse sentido, disponibilizar um trator, um kit de APL, um implemento agrícola ou uma máquina pesada para que as famílias possam desenvolver melhor suas atividades de trabalho e de produção ajudam nesse objetivo, já que muitos não teriam acesso a esses equipamentos ou materiais”, completa o superintendente.

A Associação Comunitária dos Pequenos Produtores Rurais de Barreiro do Tatu, Lagoa Funda e Adjacências, localizada na zona rural do município de Igaporã (BA), foi uma das instituições contempladas com equipamentos. Os produtores associados receberam um trator, uma grade aradora e uma carreta.

Segundo Leandra Fernandes da Silva, presidente da entidade, o maquinário trouxe grande desenvolvimento para a comunidade e região. “No atual período chuvoso, já conseguimos preparar a terra para o plantio graças aos equipamentos. Agilizou bastante nosso trabalho, melhorando muito a vida de todos da comunidade”, ressalta.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas