27.4 C
Guanambi
21 C
Vitória da Conquista

Estudantes baianos usam resíduos eletrônicos para criação de brinquedos educativos

Mais Lidas

A preocupação com o descarte inadequado do lixo eletrônico e seus impactos ambientais levou um grupo de estudantes do Colégio Estadual de Tempo Integral José de Souza Machado, localizado no município de Central, a desenvolver um projeto inovador e sustentável.

Intitulado “A confecção de brinquedos educativos a partir da reutilização criativa de lixo eletrônico”, a iniciativa une sustentabilidade, criatividade e educação ambiental, beneficiando crianças em situação de vulnerabilidade social.

Liderado pelos estudantes Luma Ramos Torres, 16 anos; Kauã Rocha Silva, 20 anos; e William Lopes, 17 anos, sob a orientação dos professores Adélia Neta e Raimara Maciel, o projeto consiste em recolher equipamentos eletrônicos descartados, desmontá-los, reutilizar as peças funcionais para criar brinquedos educativos e descartar adequadamente componentes danificados, como pilhas e baterias.

O objetivo geral é contribuir para a preservação do meio ambiente e a conscientização da comunidade sobre o impacto desse tipo de lixo. A iniciativa tem, ainda, caráter social. Os brinquedos confeccionados, como robôs e bonecos, são doados para crianças de comunidades carentes.

“Eu e meus colegas estudamos juntos com os professores sobre quais brinquedos fazer e quais chamariam mais a atenção das crianças, mostrando, assim, que é possível transformar um lixo tão pouco falado em algo sustentável, divertido e criativo, já introduzindo também a educação ambiental”, ressaltou Luma Ramos.

O projeto foi organizado em quatro etapas principais: divulgação e coleta de materiais; transformação do lixo em brinquedos; mapeamento das áreas carentes; e distribuição dos brinquedos acompanhada de ações educativas. Através de campanhas de conscientização, caixas coletoras foram instaladas em pontos estratégicos da cidade, enquanto parcerias com empresas locais garantiram a doação de equipamentos eletrônicos inutilizados. Em oficinas supervisionadas pelas professoras-orientadoras, os alunos desmontaram aparelhos e selecionaram componentes reutilizáveis, criando brinquedos de maneira criativa e sustentável.

A iniciativa já ganhou destaque em eventos locais e estaduais de educação e sustentabilidade, como o Encontro Estudantil da Rede Estadual, realizado em dezembro passado, na Arena Fonte Nova, em Salvador. “Eu acredito que foi uma das melhores experiências, tanto no sentido de aprendizado escolar, quanto de aprendizado próprio. Foi muito interessante e gratificante aprender sobre os projetos da nossa região. Ver o quão criativos os outros estudantes conseguem ser e, principalmente, ver as pessoas genuinamente interessadas e impressionadas com o nosso projeto, especialmente as crianças, é uma experiência sem preço”, ressaltou Luma.

O projeto exemplifica como a ciência e a educação podem se unir para transformar problemas locais em soluções criativas e sustentáveis. Com o apoio da comunidade e o engajamento dos jovens, a ideia é não apenas promover a reciclagem, mas também inspirar outras iniciativas que combinem responsabilidade ambiental, criatividade e impacto social.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas