O lançamento oficial do Barreiras Folia 2025, realizado na última quinta-feira (23) no espaço Villa Gourmet, marcou o início da contagem regressiva para o carnaval da cidade, programado para ocorrer entre os dias 28 de fevereiro e 4 de março.
O evento apresentou o tema deste ano, “Vem com Tudo”, e reuniu representantes da gestão municipal, forças de segurança, organizadores de blocos e veículos de imprensa.
De acordo com a prefeitura, o Barreiras Folia 2025 deve atrair uma grande quantidade de foliões, reforçando a posição do carnaval da cidade como um dos principais eventos do interior da Bahia.
De acordo com a Secretaria de Cultura e Turismo de Barreiras, mais de 40 atrações já foram confirmadas para animar os foliões nos cinco dias de festa. A programação inclui artistas conhecidos regionalmente e nacionalmente, como Chiclete com Banana, Di Propósito, Swing do Leva, Diego e Victor Hugo, Luana Prado, Tays Reis, Oludum, Hungria, Maiara e Maraisa, Robyssão, Tayrone, Patchanka e Jiraya Uai.
Outros nomes, como Kevi Jony, Pagode do Segredo, Rubynho, Vini Nogueira e The Play também foram anunciados, para animarem os blocos.
Os desfiles e apresentações acontecerão nos tradicionais circuitos Zé de Hermes e Aguinaldo Pereira, além do retorno do Circuito Rio de Ondas, localizado no Balneário Três Bocas.
Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Gulla, o Circuito Rio de Ondas será um espaço para foliões durante o dia, com destaque para o lazer e o turismo ecológico. “Para este ano, não poderíamos deixar de ter esse carnaval nas Três Bocas, como é conhecido o Circuito Rio de Ondas. Serão cinco dias de muita alegria na nossa cidade”, comentou.
O evento de lançamento contou com a presença de autoridades locais, como o prefeito Otoniel Teixeira, o vice-prefeito Túlio Viana, além de representantes de blocos carnavalescos, comerciantes e forças de segurança, incluindo a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Guarda Civil Municipal.
Em seu discurso, o prefeito Otoniel Teixeira destacou a relevância do Barreiras Folia para a economia local e a valorização da cultura. “O Barreiras Folia é muito mais do que uma festa, é o reflexo da nossa capacidade de unir tradição, turismo e fortalecimento do comércio local, trazendo visibilidade à nossa cidade e alegria ao nosso povo”, afirmou.
Impactos econômicos e culturais
Além de celebrar a cultura popular, o Barreiras Folia é visto pela administração municipal como uma oportunidade de movimentar setores como turismo, comércio e serviços. Nas semanas que antecedem a festa, a Secretaria de Cultura e Turismo realizará ações de divulgação em estados como Goiás, Tocantins, Piauí e no Distrito Federal, com o objetivo de atrair turistas.
A gestão municipal destacou ainda o compromisso com a segurança, com a participação de forças policiais no planejamento estratégico para garantir uma festa tranquila. A presença de blocos tradicionais do Centro Histórico e o fortalecimento de parcerias foram apontados como fundamentais para o sucesso do evento.