Para fortalecer a cultura do umbu na região e incentivar o cultivo da variedade “Gigante”, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR), realizará no dia 8 de fevereiro o Dia de Campo sobre o Umbu Gigante.
Conforme informou a Prefeitura de Vitória da Conquista, o evento acontecerá na Fazenda Experimental Pedra Mole, situada no distrito de Bate-Pé, Zona Rural do município.
O Dia de Campo tem como objetivo promover o conhecimento sobre o plantio, desenvolvimento e manejo do umbu, com foco nas técnicas práticas que podem aumentar a produtividade e a qualidade das mudas. Durante o evento, autoridades locais e especialistas discutirão métodos eficazes para o preparo do solo e a gestão rural, visando capacitar produtores, acadêmicos e gestores de outros municípios.
O evento está programado para acontecer das 8h às 13h e contará com a participação dos especialistas: Dilermando Fonseca (Agrônomo da SMDR), Nelson Fonseca (Embrapa), Orlando Caires (Ufba) e Sérgio Donato (IFbaiano), com a parceria de órgãos como Ufba, IFbaiano, Senar e Embrapa. “Queremos transmitir nossa expertise sobre o umbu e compartilhar as melhores práticas com todos os interessados. O evento é uma oportunidade única de aprendizado e troca de experiências entre acadêmicos, produtores e servidores públicos”, afirmou Eduardo Castro, coordenador de Agricultura Familiar da SMDR.
Fazenda Experimental Pedra Mole
A Fazenda Experimental Pedra Mole foi criada em 2007, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Ela ocupa uma área de 10 hectares e abriga cerca de 800 pés de umbu. Destes, 33 tipos diferentes são cultivados, sendo 25 de espécies gigantes, que podem pesar de quatro a cinco vezes mais do que os frutos convencionais.
Além do cultivo, a SMDR desenvolve estratégias de preservação da espécie, como a criação de um viveiro de mudas para distribuição a pequenos e médios agricultores do município. Técnicas de enxertia também são ensinadas, visando melhorar a qualidade dos frutos e garantir a sustentabilidade do cultivo.
O projeto de produção de umbu gigante na fazenda é considerado pioneiro no Brasil, destacando Vitória da Conquista como polo de referência na fruticultura.
Recentemente, Francisco Laranjeiras, chefe-geral da unidade de mandioca e fruticultura da Embrapa, visitou a Fazenda Experimental para conhecer o projeto do Umbu Gigante e discutir uma cooperação técnica entre a Embrapa e a SMDR para o desenvolvimento de novos projetos.
O município não apenas promove o cultivo do umbu, mas também fornece assistência técnica a outros municípios, como Iraquara, na Chapada Diamantina. Além disso, representantes de cidades como Poções e Santa Inês, bem como de estados como Sergipe, têm visitado o projeto para aprender e compartilhar experiências.
Inscrições
As inscrições para o Dia de Campo serão feitas no local, na Fazenda Pedra Mole, no distrito de Bate-pé. Mais informações sobre o evento, a SMDR fica localizada na Rua Catão Ferraz s/n (Ceasa) e os contatos podem ser feitos das 8h às 12h e 14h às 18h, pelo telefone: (77) 3420-7012 e e-mail: smdr@pmvc.ba.gov.br.
Confira a Programação do Dia de Campo
Manhã
- 8h – Abertura: Formação de mesa de honra;
- 9h – Roda de conversa sobre Umbu Gigante e suas potencialidades econômicas (com os especialistas);
- 11h – Dinâmica de campo;
Estação 01: Formação de porta enxerto;
Estação 02: Enxertia de mudas;
Estação 03: Técnicas de plantio;
Estação 04: Processamento de fruto; - 13h – Almoço.