O gás natural terá uma redução média de preço a partir deste sábado (1º), conforme informou Magda Chambriard, presidente da Petrobras. Segundo a executiva, os ajustes no valor representam uma redução de 1% para as distribuidoras, em comparação com o trimestre anterior. A medida foi amplamente comunicada nas redes sociais pela estatal.
Desde dezembro de 2022, segundo Magda, o preço do gás natural acumula uma queda significativa de até 23%. Essa redução inclui o impacto do ajuste de preços programado para fevereiro de 2025, quando haverá mais uma revisão no cálculo praticado pela companhia junto às distribuidoras.
Embora o preço do gás natural seja menor, a Petrobras explicou que o valor final ao consumidor depende de outros fatores. Estes incluem os custos de transporte, o portfólio de suprimento das distribuidoras, margens de lucro dessas empresas e a incidência de tributos estaduais e federais.
No caso do Gás Natural Veicular (GNV), faz parte do preço final o custo operacional dos postos de revenda. A companhia ressaltou também que esse ajuste não se aplica ao gás de cozinha (GLP), sejam os botijões tradicionais ou o produto vendido a granel.
A Petrobras continua adotando regras contratuais para reajustes, buscando garantir maior previsibilidade ao mercado consumidor e suporte às distribuidoras no planejamento de seus custos e operações.