26.6 C
Guanambi
27.8 C
Vitória da Conquista

Rio e Niterói enfrentam Assunção por direito de sediar Pan de 2031 | Agência Brasil

Mais Lidas

A Panam Sports, entidade responsável pelos Jogos Pan-Americanos, anunciou no último sábado (1) que as cidades de Assunção, no Paraguai, e a candidatura conjunta de Rio de Janeiro e Niterói, no Brasil, serão as únicas concorrentes para sediar a edição de 2031 do evento esportivo. A oficialização das candidaturas ocorreu após o encerramento das inscrições em 31 de janeiro.

Em comunicado, a Panam Sports destacou o entusiasmo pelo interesse de dois grandes competidores do continente. “Agradecemos profundamente aos Comitês Olímpicos Nacionais, aos Governos e autoridades do Paraguai e do Brasil por apresentarem suas candidaturas. Desejamos o maior sucesso neste emocionante processo”, afirmou Jimena Saldaña, secretária-geral da entidade.

A próxima etapa do processo de seleção das cidades que poderão sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031 exige o envio do Dossiê de Candidatura até o dia 30 de abril. O não cumprimento dos requisitos até 30 de abril de 2025 resultará em desclassificação automática. No dia 1º de maio, será anunciada a oficialização das candidaturas e formada uma comissão avaliadora independente.

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) foi um dos apoiadores da candidatura conjunta do Rio de Janeiro e de Niterói, que ganharam apoio do Governo Federal para o projeto. Em janeiro, o presidente Lula esteve com Eduardo Paes, prefeito do Rio, e Rodrigo Neves, prefeito de Niterói, discutindo a proposta. Como parte do planejamento, foi assinada uma carta de garantias federais para fortalecer a candidatura.

Entre as apostas brasileiras estão a experiência adquirida em sediar importantes eventos esportivos globais, como os Jogos Pan-Americanos em 2007, os Jogos Olímpicos de Verão em 2016 e a Copa do Mundo de 2014. Esses fatores podem ser decisivos na disputa contra a capital paraguaia para abrigar o maior evento esportivo das Américas.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas