As emergências dos hospitais Andaraí e Cardoso Fontes, no Rio de Janeiro, foram reabertas nesta segunda-feira (3). A reabertura, segundo a prefeitura, amplia a oferta de assistência hospitalar e faz parte de um cronograma de revitalização. Desde a transição administrativa entre governo federal e município, formalizada em dezembro de 2024, as unidades já receberam melhorias importantes.
As ações para reabrir os serviços incluíram reparos emergenciais, reforma de salas e contratação de 370 profissionais de saúde, entre médicos e enfermeiros. Inicialmente, os serviços funcionarão em espaços provisórios, mas com o término das obras em 2026, os hospitais serão transformados em Centros de Emergência Regional e terão ambulatórios e serviços de alta complexidade.
Com as novas emergências, cada hospital terá capacidade para 400 atendimentos diários. Após as reformas, espera-se que as unidades realizem quase 500 mil procedimentos por ano. O Hospital do Andaraí passará de 300 para 450 leitos, enquanto o Cardoso Fontes terá um aumento de 120 para 250 leitos, totalizando 700 vagas hospitalares.
No Hospital do Andaraí, estão previstas reforma das enfermarias, modernização dos centros de imagem e do parque tecnológico, além de outras melhorias estruturais. No Cardoso Fontes, haverá uma nova ala pediátrica, atualizações no Centro de Tratamento Intensivo e a construção de um moderno centro de imagem. Ambos os hospitais receberão diversas readequações em suas instalações.
O Andaraí é referência de média e alta complexidade na Grande Tijuca, oferecendo serviços como microcirurgia, cirurgia plástica e tratamento para queimados. Já o Cardoso Fontes, na zona oeste, é destaque em especialidades como fisioterapia oncológica, ginecologia, nefrologia pediátrica, entre outros. Ambos são peças fundamentais na rede de saúde do SUS do Rio de Janeiro.