33.7 C
Guanambi
30.9 C
Vitória da Conquista

Emergências dos hospitais do Andaraí e Cardoso Fontes são reabertas | Agência Brasil

Mais Lidas

As emergências dos hospitais Andaraí e Cardoso Fontes, no Rio de Janeiro, foram reabertas nesta segunda-feira (3). A reabertura, segundo a prefeitura, amplia a oferta de assistência hospitalar e faz parte de um cronograma de revitalização. Desde a transição administrativa entre governo federal e município, formalizada em dezembro de 2024, as unidades já receberam melhorias importantes.

As ações para reabrir os serviços incluíram reparos emergenciais, reforma de salas e contratação de 370 profissionais de saúde, entre médicos e enfermeiros. Inicialmente, os serviços funcionarão em espaços provisórios, mas com o término das obras em 2026, os hospitais serão transformados em Centros de Emergência Regional e terão ambulatórios e serviços de alta complexidade.

Com as novas emergências, cada hospital terá capacidade para 400 atendimentos diários. Após as reformas, espera-se que as unidades realizem quase 500 mil procedimentos por ano. O Hospital do Andaraí passará de 300 para 450 leitos, enquanto o Cardoso Fontes terá um aumento de 120 para 250 leitos, totalizando 700 vagas hospitalares.

No Hospital do Andaraí, estão previstas reforma das enfermarias, modernização dos centros de imagem e do parque tecnológico, além de outras melhorias estruturais. No Cardoso Fontes, haverá uma nova ala pediátrica, atualizações no Centro de Tratamento Intensivo e a construção de um moderno centro de imagem. Ambos os hospitais receberão diversas readequações em suas instalações.

O Andaraí é referência de média e alta complexidade na Grande Tijuca, oferecendo serviços como microcirurgia, cirurgia plástica e tratamento para queimados. Já o Cardoso Fontes, na zona oeste, é destaque em especialidades como fisioterapia oncológica, ginecologia, nefrologia pediátrica, entre outros. Ambos são peças fundamentais na rede de saúde do SUS do Rio de Janeiro.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas