A Secretaria da Fazenda do México anunciou nesta terça-feira (4) uma série de medidas para assegurar a estabilidade dos mercados financeiros, em um esforço para mitigar os efeitos de volatilidades econômicas e financeiras.
De acordo com comunicado oficial, e divulgado pelo CNN, o Fundo de Estabilização de Receitas Orçamentais (Feip) recebeu reforço de capital superior a 100 bilhões de pesos, com 45 bilhões provenientes da poupança em custos financeiros registrados no último exercício fiscal.
Além disso, a secretaria ressaltou que continuará executando exercícios de gestão de passivos, uma estratégia que busca aprimorar o perfil de maturidade da dívida pública e reduzir as necessidades de liquidez no curto prazo.
A estratégia também inclui o uso de programas de cobertura financeiros. Esses instrumentos têm a função de proteger a economia contra oscilações de preços de commodities, como petróleo, variações cambiais e flutuações nas taxas de juros.
“Será mantida uma estratégia de diversificação de carteira e gestão de risco para mitigar a volatilidade financeira derivada de diferentes fatores”, complementou a secretaria.
As medidas adotadas são uma resposta preventiva ao cenário global, no qual as instabilidades derivadas de fatores macroeconômicos continuam afetando economias emergentes. O governo mexicano reafirma seu compromisso em preservar um ambiente estável, reduzindo os custos associados à gestão da dívida de forma sustentável e eficiente.