A nova temporada do futebol brasileiro está começando e com ela vem a esperança dos torcedores em um ano repleto de bons resultados e conquistas. Para os campeonatos que se aproximam, Bahia e Vitória – as duas principais equipes do futebol baiano – prometem campanhas promissoras. Tricolores e rubro-negros encerraram 2024 em alta, deixando as suas torcidas esperançosas.
Como, então, esses clubes estão se preparando? É exatamente isso que será abordado e detalhado ao longo deste texto. Vale a pena conferir.
Fonte: Pexels
Bahia
Com a parceria firmada com o City Football Group, o Bahia se tornou um clube com maior poder de investimento. Isso o coloca como referência não apenas no cenário estadual e regional, mas também no nacional.
Pelo terceiro ano seguido, o Esquadrão de Aço será comandado pelo técnico Rogério Ceni. Este fato é considerado bastante positivo, já que as ideias de jogo serão mantidas e o trabalho terá continuidade. Nomes importantes do elenco, como Everton Ribeiro, Cauly e Caio Alexandre, também seguem no clube.
Com o aumento dos investimentos, é natural que a cobrança cresça, tanto por parte da torcida quanto da imprensa. Um reflexo disso pode ser observado nas casas de aposta de futebol, onde as cotações para as competições do ano já estão disponíveis, oferecendo mercados variados, como apostas em resultados, número de gols e vencedores de campeonatos internacionais.
Até o momento da publicação deste texto, a diretoria tricolor estava ativa no mercado de transferências, garantindo reforços importantes. Os meias Erick (ex-Athletico Paranaense), Rodrigo Nestor (ex-São Paulo), Michel Araújo (ex-São Paulo) e o atacante Eric Pulga (ex-Ceará) já assinaram contrato. Além disso, o experiente atacante Willian José, com ampla vivência no futebol europeu, foi anunciado como reforço.
Por outro lado, alguns jogadores deixaram o clube, como os meias Carlos de Pena e Thaciano, o lateral Cicinho, o zagueiro Victor Cuesta e o goleiro Adriel.
Na temporada passada, o Bahia disputou 70 partidas, acumulando 34 vitórias, 13 empates e 22 derrotas. O time marcou 105 gols e sofreu 75.
No Campeonato Baiano, o Tricolor foi vice-campeão, perdendo a final para o rival Vitória. Na Copa do Nordeste e na Copa do Brasil, o clube não alcançou as finais. Já no Campeonato Brasileiro, a equipe terminou na oitava posição, garantindo vaga na fase pré-grupos da Libertadores da América.
Vitória
Sem o mesmo poderio financeiro que o rival, o Vitória teve um desempenho melhor em 2024. Na temporada passada, o Leão do Barradão voltou para a Série A depois de anos fora.
O time conquistou o título estadual e garantiu uma vaga na próxima Copa Sul-Americana ao terminar o Brasileirão na 11ª colocação. Os números da temporada foram: 26 vitórias, 23 derrotas e 12 empates, com 82 gols marcados e 71 sofridos.
Para 2025, o clube reforçou seu elenco com a contratação do lateral Wellington Rato, vindo do São Paulo. Por outro lado, o atacante Alerrandro, que estava emprestado pelo RB Bragantino, não permanece no clube. Ele foi o artilheiro do último Campeonato Brasileiro, com 15 gols marcados.
Bola rolando
Fonte: Pexels
O Bahia fez sua estreia no Campeonato Baiano no dia 12 de janeiro, fora de casa, empatando com o Jacuipense. A volta à Libertadores, depois de 35 anos, será no dia 19 de fevereiro, na Bolívia, contra o The Strongest, pela segunda fase pré-grupos.
Já o Vitória estreou no Estadual no dia 11 de janeiro, empatando contra o Barcelona-BA. A estreia na Sul-Americana está agendada para o dia 2 de abril.