25.7 C
Guanambi
21.5 C
Vitória da Conquista

Prefeitura de Iuiú divulga programação do aniversário de 36 anos de emancipação política

Mais Lidas

A Prefeitura de Iuiú divulgou, nesta sexta-feira, 8 de fevereiro, a programação do aniversário de 36 anos de emancipação política. A festividade acontecerá dia 23 de fevereiro.

A comemoração começa com o tradicional passeio ciclístico, às 7h, ao som da prata da casa Stael do Forró. À noite, a partir das 21h, a Praça receberá shows artísticos com Manu Pinheiro, Gasparzinho e Ricardinho & Banda.

 

Conheça a história de Iuiu

O município de Iuiú foi emancipado no dia 24 de fevereiro de 1989, quando se desmembrou de Malhada.

Segundo o IBGE, a povoação que deu origem ao município teve início por volta de 1907, quando surgiram as primeiras casas na região, nas proximidades de uma serra que mais tarde seria chamada de Iuiu. O povoado se formou às margens do riacho de mesmo nome, então pertencente ao município de Carinhanha.

O nome Iuiu começou a ser usado em 1938, devido à grande incidência de um pequeno peixe chamado ‘Iuiu’ na região.

A fertilidade das terras atraiu moradores de diversas localidades, como Palmas de Monte Alto, Guanambi, Riacho de Santana, Bom Jesus da Lapa, Caetité e Carinhanha. Entre as primeiras famílias residentes, destacam-se os Vilas Boas, Lopes, Fagundes, Frota Viana e Montalvão.

As primeiras obras públicas da região foram um pequeno açude no Riacho Iuiu e o Grupo Escolar Duque de Caxias. Inicialmente, o povoado pertencia à Comarca de Carinhanha e, posteriormente, à de Malhada.

A emancipação política de Iuiú foi oficializada pela Lei nº 4.833, de 24 de fevereiro de 1989.

Durante as décadas de 1970, 1980 e 1990, a economia iuiuense teve como principal motor o cultivo do algodão, que marcou uma época de prosperidade. No final dos anos 1990, no entanto, o município entrou em um período de estagnação econômica.

Mais de 20 anos após o declínio do ciclo do “ouro branco”, Iuiú conseguiu se reinventar. Antes totalmente dependente de municípios vizinhos, hoje se destaca na produção de pimenta e maracujá, consolidando sua independência econômica.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas