Foto: Reprodução | Redes Sociais
Deputada Ivana Bastos assume presidência da Assembleia Legislativa da Bahia com afastamento do presidente

Deputada Ivana Bastos assume presidência da Assembleia Legislativa da Bahia com afastamento do presidente

Anúncio

A deputada Ivana Bastos (PSD) assumiu, nesta segunda-feira, 10 de fevereiro, a presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) após o afastamento do deputado Adolfo Menezes (PSD), determinado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Essa será a primeira vez que a Casa será presidida por uma mulher. Ivana Bastos foi presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), no biênio 2019-2020; segunda vice-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia e coordenadora do PSD Mulher na Bahia.

A decisão do afastamento do Adolfo Menezes foi assinada pelo ministro Gilmar Mendes e publicada nesta segunda-feira, atendendo a um pedido do deputado estadual Hilton Coelho (PSOL), que apontava inconstitucionalidade na reeleição de Menezes para a presidência da Casa.

Com o afastamento do titular, Ivana Bastos, que ocupava o cargo de primeira vice-presidente, assumiu automaticamente a liderança do Legislativo baiano. A oficialização da mudança deve ocorrer nos próximos dias.

“O entendimento estabelecido no julgamento das ADIs 6688, 6698, 6714 e 7016 reforça a impossibilidade de reeleições sucessivas para o mesmo cargo na mesa diretora do Poder Legislativo, o que se aplica ao caso de Adolfo Menezes, que tentava um terceiro mandato consecutivo”, justificou o ministro Gilmar Mendes na decisão.

O afastamento tem caráter preliminar, e o mérito da questão ainda será analisado pelo STF. Enquanto isso, Adolfo Menezes permanecerá fora do cargo até o julgamento final da reclamação.

Em entrevista à TV Bahia, Menezes afirmou ter recebido a decisão “com tranquilidade”, ressaltando apenas sua surpresa com a rapidez da medida, que ocorreu apenas uma semana após a eleição.

Até o momento, a AL-BA não se manifestou oficialmente sobre a decisão.

Anúncio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *