Nesta sexta-feira, 14 de fevereiro, o Papa Francisco nomeou Dom Vítor Aguinaldo de Meneses como novo arcebispo da Arquidiocese de Vitória da Conquista, cidade localizada no sudoeste da Bahia.
Dom Vítor, que até então era bispo da Diocese de Propriá, em Sergipe, foi transferido para assumir a nova missão na Igreja Católica. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) saudou a nomeação do religioso e expressou votos de sucesso em sua nova caminhada pastoral.
A saudação foi assinada pelo Cardeal Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre e presidente da CNBB, Dom João Justino de Medeiros da Silva, arcebispo de Goiânia e 1º vice-presidente da CNBB, Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, arcebispo de Olinda e Recife e 2º vice-presidente da CNBB, e Dom Ricardo Hoepers, bispo auxiliar da Arquidiocese de Brasília e secretário-geral da CNBB.
Natural da cidade de Curuçá, na Bahia, Dom Vítor Aguinaldo foi ordenado padre em 1998 e, desde então, ocupou cargos importantes como pároco, reitor de seminário, diretor espiritual e coordenador de pastoral, além de ter sido diretor nacional da Pontifícia Obra de Propagação da Fé e administrador apostólico da arquidiocese de Aracaju.
Saudação da CNBB
Estimado irmão, Dom Vítor Agnaldo de Meneses,
Foi com alegria e satisfação que recebemos a notícia de sua nomeação para o ofício de arcebispo da arquidiocese de Vitória da Conquista, na Bahia.
Que neste tempo de vivência da espiritualidade proposta pelo Ano Jubilar, possa o irmão ser portador da “esperança que realiza as promessas, introduz na glória e não desilude porque está fundada no amor, a esperança que não engana. (Rm 5, 5)”
Que Nossa Senhora das Vitórias, padroeira de Vitória da Conquista, o conduza neste novo momento de seu ministério.