26.8 C
Guanambi
20.2 C
Vitória da Conquista

Ifba prorrogou inscrições para cursos gratuitos de agente cultural, DJ, editor de vídeo, fotógrafo e músico de banda

Mais Lidas

O campus Salvador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba) publicou ontem, 10 de fevereiro, o edital retificado que vai selecionar 300 estudantes para os cursos gratuitos de agente cultural (30), DJ – disc jóquei (30), editor de vídeo (150), fotógrafo (60) e músico de banda (30). As formações fazem parte do Programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Além de prorrogar o prazo de inscrições para o dia 16 de fevereiro, o novo documento reduziu a quantidade de vagas para o curso de disc jóquei e aumentou a quantidade de vagas para o curso de editor de vídeo. O edital traz outras mudanças como, por exemplo, as datas do cronograma.

As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição com documentação completa até o limite de vaga de cada curso, respeitando o público-alvo prioritário.

A escolaridade mínima exigida para se inscrever é a de Ensino Fundamental Incompleto (1° ao 5°). Públicos do Sistema Nacional de Emprego (Sine), do Cadastro Único (CadÚnico) e jovens de 16 a 29 anos serão prioritários em observância à perspectiva da inclusão, da diversidade humana, das populações vulnerabilizadas, da promoção da equidade de gênero, do combate ao racismo e de todas as formas de discriminação.

De acordo com o edital, a distribuição das vagas vai seguir os princípios de reservas de vaga das legislações vigentes considerando, no caso do IFBA, a seguinte distribuição: 60% para PPI (pretos, pardos e indígenas); 5% para PCD (pessoas com deficiência); 5% para quilombolas; 30% para ampla concorrência. Caso não sejam preenchidas as vagas na modalidade ação afirmativa, essas vagas serão ocupadas por candidatos (as) da ampla concorrência.

Os cursos serão oferecidos, presencialmente, em Salvador, no Colégio Estadual Barros Barreto, localizado no bairro de Paripe, e em Lauro de Freitas, no IFBA, localizado no bairro de Itinga.

Estudantes selecionados (as) e matriculados (as) que estejam cursando regularmente as aulas receberão, mensalmente, um auxílio estudantil no valor de R$ 4,5 por hora/aula. Em todo o curso será possível o recebimento de até R$900. O valor mensal a receber dependerá da quantidade de aulas e de horas mensais frequentadas pelo (a) estudante.

Com duração aproximada de quatro meses, a previsão é que as formações comecem no mês de março e encerrem no mês de maio. A carga horária total é de 200 horas.

Sobre os cursos

  • Agente cultural: pretende formar profissionais habilitados para atuar no setor da economia criativa em seus territórios, mais precisamente como agentes e gestores de ações e políticas culturais; desenvolver através de suas competências e habilidades desenvolvidas durante o curso profissionalizante, a prática e a gestão de produções culturais, estudos mercadológicos e elaboração e execução de projetos submetidos à editais de fomento à cultura local; potencializar seus territórios a partir de sua inserção no mercado de trabalho cultural, das artes, tecnologias sociais e do design, atendendo às demandas prioritárias tocantes ao entretenimento e empreendedorismo cultural em Salvador.
  • Disc Jóquei (DJ): pretende formar profissionais habilitados para desenvolver mixagem de músicas, utilizando padrões compatíveis com o mundo do trabalho; para atuar como DJ em clubes, eventos, desfiles de moda, peças de teatro, museus ou qualquer ação que necessite de um fundo musical utilizando mídias analógicas ou digital; produzir e promover eventos; produzir conteúdo de áudio para internet, rádios corporativas e outras modalidades de multimídia.
  • Editor de vídeo: pretende formar profissionais habilitados para estruturar narrativas de filmes e vídeos, editar imagens e áudio, criar efeitos especiais; executar a pós-produção de obras audiovisuais, operar equipamentos de videografismo e imagens ao vivo; controlar funções de software e utilizar produções básicas, MIDI, USB e LAN e Wi-Fi; dialogar com novas tecnologias e mídias, de modo a desenvolver habilidades técnicas criativas nas mais diversas áreas onde pode atuar (cinema, televisão, mídias sociais, produção independente, etc.).
  • Fotógrafo: pretende formar profissionais habilitados para operar câmeras fotográficas digitais ou analógicas e utilizar a luz para produzir imagens; registrar e editar imagens em preto e branco e/ou coloridas; revelar e retocar negativos de filmes; ampliar e retocar cópias; criar efeitos gráficos em imagens digitais; controlar, organizar e armazenar acervo fotográfico; deve estar comprometido com o desenvolvimento de conhecimentos de fotografia e design, de maneira a aplicá-los em projetos práticos; o futuro profissional deve estar preparado para ampliar sua visão artística e aprimorar suas habilidades fotográficas.
  • Músico de Banda: pretende formar profissionais habilitados para planejar, coordenar e executar projetos musicais dentro de bandas e orquestras; compreender harmonia, ritmo, melodia, interpretando repertórios com técnica musical adequada para a prática coletiva de diferentes instrumentos musicais para bandas sinfônicas, bandas marciais, fanfarras, big bands e conjuntos de música popular em geral; compreender cultura musical e habilidades de comunicação eficazes para interagir com músicos, público e instituições culturais; ser um agente da música criativo, inovador e ter um entendimento de teoria musical.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas