Na noite da última sexta-feira, 14 de fevereiro, três das oito árvores da espécie Cássia Brinco de Princesa, localizadas em frente ao prédio da Prefeitura de Vitória da Conquista, na Praça Joaquim Correia, foram removidas.
A decisão foi tomada devido ao impacto das raízes, que estavam comprometendo o passeio e colocando em risco a estrutura do prédio, conforme identificado durante a reforma da fachada e da entrada do Paço Municipal.
O Chefe do Gabinete Civil, Coronel Ivanildo Silva, explicou que o edifício da Prefeitura é uma construção antiga, demandando atenção especial à sua base estrutural. Embora reconheça a relevância ambiental e o valor sentimental das árvores, plantadas no início da gestão do ex-prefeito Herzem Gusmão, em 2017, ele destacou a necessidade da remoção para garantir a preservação e segurança do patrimônio público.
Além disso, o Coronel Ivanildo ressaltou que o passeio estreito e a proximidade dos postes ao prédio dificultam a organização da fiação elétrica, que se entrelaça com os cabos telefônicos. “A recomendação é que os cabos telefônicos sejam subterrâneos, o que trará benefícios estéticos para o espaço, mais segurança e redução de quedas de energia”, explicou.
Paralelamente, está em desenvolvimento um projeto para o tombamento do prédio da Prefeitura como Patrimônio Público Municipal. O documento será submetido à Câmara Municipal para aprovação. “Esse prédio histórico merece ser preservado. Já abrigou o Quartel da Polícia Militar e tem uma trajetória marcante, que precisa ser resguardada para as futuras gerações”, concluiu o Coronel Ivanildo.