Foto: Reprodução | PMVC
Árvores foram retiradas do passeio da Prefeitura de Vitória da Conquista para não comprometer estrutura do prédio

Árvores foram retiradas do passeio da Prefeitura de Vitória da Conquista para não comprometer estrutura do prédio

Anúncio

Na noite da última sexta-feira, 14 de fevereiro, três das oito árvores da espécie Cássia Brinco de Princesa, localizadas em frente ao prédio da Prefeitura de Vitória da Conquista, na Praça Joaquim Correia, foram removidas.

A decisão foi tomada devido ao impacto das raízes, que estavam comprometendo o passeio e colocando em risco a estrutura do prédio, conforme identificado durante a reforma da fachada e da entrada do Paço Municipal.

O Chefe do Gabinete Civil, Coronel Ivanildo Silva, explicou que o edifício da Prefeitura é uma construção antiga, demandando atenção especial à sua base estrutural. Embora reconheça a relevância ambiental e o valor sentimental das árvores, plantadas no início da gestão do ex-prefeito Herzem Gusmão, em 2017, ele destacou a necessidade da remoção para garantir a preservação e segurança do patrimônio público.

Além disso, o Coronel Ivanildo ressaltou que o passeio estreito e a proximidade dos postes ao prédio dificultam a organização da fiação elétrica, que se entrelaça com os cabos telefônicos. “A recomendação é que os cabos telefônicos sejam subterrâneos, o que trará benefícios estéticos para o espaço, mais segurança e redução de quedas de energia”, explicou.

Paralelamente, está em desenvolvimento um projeto para o tombamento do prédio da Prefeitura como Patrimônio Público Municipal. O documento será submetido à Câmara Municipal para aprovação. “Esse prédio histórico merece ser preservado. Já abrigou o Quartel da Polícia Militar e tem uma trajetória marcante, que precisa ser resguardada para as futuras gerações”, concluiu o Coronel Ivanildo.

Anúncio
Anúncio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *