Um alerta meteorológico laranja foi emitido às 11h desta quarta-feira, 19 de fevereiro, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), com previsão de chuvas intensas e alta severidade.
O aviso abrange várias áreas nos estados do Paraná, São Paulo e Minas Gerais.
As localidades afetadas devem se preparar para chuvas de 30 a 60 mm/h ou de 50 a 100 mm/dia, ventos intensos de 60 a 100 km/h, com risco de cortes de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Este alerta é válido até as 8h30 de quinta-feira, 19 de fevereiro.
O Inmet recomenda que, em caso de rajadas de vento, as pessoas evitem abrigar-se debaixo de árvores devido ao risco de quedas e descargas elétricas, e não estacionem veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Para mais informações, entre em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
Regiões sob alerta:
As regiões específicas sob alerta incluem: Metropolitana de Curitiba, Itapetininga, Macro Metropolitana Paulista, Campinas, Vale do Paraíba Paulista, Metropolitana de São Paulo, Litoral Sul Paulista, Sul/Sudoeste de Minas, Piracicaba.
Veja as informações completas do alerta.