Vitória da Conquista lança projeto de arborização em áreas degradadas e espaços públicos

A Prefeitura de Vitória da Conquista iniciou, nesta sexta-feira, 21 de fevereiro, o projeto “Conquista Mais Verde”, com o objetivo de promover o plantio de árvores em áreas degradadas, praças públicas e outros espaços sugeridos pela população, visando benefícios à saúde, ao bem-estar e ao meio ambiente.

O lançamento do projeto ocorreu na Lagoa das Bateias e no Monumento do Cristo, com a participação da prefeita Sheila Lemos, da secretária municipal de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, e de cerca de 180 alunos de quatro escolas da Rede Municipal de Ensino.

A prefeita Sheila Lemos destacou que o plantio de árvores proporciona um ambiente mais agradável, melhorando a qualidade de vida da população.

Ela enfatizou que a ação está prevista no plano de governo e se estenderá por toda a cidade, com a escolha de espécies adequadas para cada local. “Queremos uma Conquista mais verde para todos nós”, afirmou a prefeita.

Dois alunos que celebraram aniversário no dia do plantio destacaram o significado especial da ação. Jennifer Marley, aluna da Escola Francisco de Moraes, de 10 anos, e Ana Clara França, de 12 anos, se disseram felizes com a oportunidade de comemorar a data contribuindo para o meio ambiente.

Na área do Cristo, alunos das escolas Antônia Cavalcanti e Marlene Flores também participaram do plantio, compartilhando suas motivações para a ação, como o desejo de cuidar do meio ambiente e melhorar o espaço urbano.

A psicóloga Klébia Lacerda, moradora do bairro Brasil e frequentadora da Lagoa das Bateias, expressou sua aprovação ao projeto. “Ver Vitória da Conquista sendo arborizada é excelente porque nós precisamos de novos ares a cada manhã”, comentou.

O projeto “Conquista Mais Verde” continuará ao longo do ano, com plantios previstos para áreas identificadas como necessitando de arborização. As praças do Jardim Guanabara e Terras do Remanso estão entre os locais já incluídos no cronograma. A comunidade também pode sugerir outras áreas para serem atendidas.

Entre as espécies que serão plantadas estão ipês (amarelo, verde, rosa e roxo), jacarandá mimoso, flamboyant, pitanga, gabiraba, urucum e ingá. O município produz cerca de 10 mil mudas anualmente no Herbário e no Horto Florestal, que são utilizadas para arborização e doadas à comunidade, além das mudas adquiridas para projetos maiores.

Notícias Relacionadas

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile