No último sábado, 22 de fevereiro, a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) promoveu um mutirão de regulação, resultando na transferência de 798 pacientes.
A iniciativa teve como propósito otimizar os encaminhamentos e reduzir o tempo de espera, com foco em especialidades como oncologia, neurocirurgia e cirurgia vascular.
Desde o início de 2025, a Central Estadual de Regulação já atendeu mais de 42 mil solicitações, sendo que metade das transferências foram concluídas em até 24 horas, conforme dados da Sesab.
Entre as unidades hospitalares que mais receberam pacientes estão o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) e o Hospital do Subúrbio.
A secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana, destacou a importância do sistema de regulação para garantir um atendimento eficiente. “Estamos ampliando a rede hospitalar e fortalecendo os serviços municipais para diminuir os entraves e agilizar as transferências”, afirmou.
A Central Estadual de Regulação funciona ininterruptamente, com uma equipe composta por 220 médicos e 190 profissionais de apoio. Segundo a superintendente de Gestão dos Sistemas de Regulação, Mônica Hupsel, os mutirões são fundamentais para tornar o fluxo de transferência mais rápido e eficiente.