Um alerta meteorológico laranja foi emitido às 09h32 desta quarta-feira (26) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) devido à previsão de chuvas intensas com severidade classificada como grave.
O aviso abrange áreas dos estados do Pará, Tocantins, Maranhão, Mato Grosso e Amazonas, totalizando 217 municípios. Nestas localidades, a previsão é de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, acompanhada de ventos intensos de 60 a 100 km/h. Existe risco de cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
O alerta é válido até às 10h00 desta quinta-feira (26).
O Inmet recomenda que, em caso de rajadas de vento, as pessoas evitem abrigar-se debaixo de árvores, estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, e se possível, desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Para mais informações, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 e com o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
Regiões sob alerta:
As áreas alertadas incluem: Nordeste Paraense, Sudeste Paraense, Ocidental do Tocantins, Oeste Maranhense, Norte Mato-grossense, Sudoeste Paraense, Norte Maranhense, Sul Amazonense, Marajó, Centro Amazonense, Baixo Amazonas, e a região Metropolitana de Belém, além do Nordeste Mato-grossense.
Veja as informações completas do alerta.