Foi divulgado na quarta-feira, 26 de fevereiro, o edital para contratação de Técnicos Especializados em Língua Brasileira de Sinais (Libras) pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
Segundo o edital, o processo seletivo contratará profissionais que atuarão nos campi A. C. Simões (Maceió), Arapiraca e do Sertão.
Os requisitos para participação incluem a conclusão de um curso de Tradução e Interpretação ou de qualquer outra área com formação complementar em Libras.
Vale ressaltar que o edital prevê a reserva de 10% do total de vagas para pessoas com deficiência (PcD) e 20% para candidatos pretos ou pardos.
Vagas
Técnicos Especializados em Língua Brasileira de Sinais
- Campus A. C. Simões: 7 (Ampla Concorrência), 1 (PcD), 2 (PPI) → Total: 10
- Campus Arapiraca e Unidades de Ensino: 3 (Ampla Concorrência), 1 (PcD), 1 (PPI) → Total: 5
- Campus do Sertão e Unidade de Ensino: 1 (Ampla Concorrência), CR (PcD), 1 (PPI) → Total: 16.
Os salários foram fixados em R$ 4.967,04 para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.
Inscrições e isenção de taxa
As inscrições estarão abertas entre os dias 12 de março e 4 de abril e poderão ser feitas pelo site da Comissão Permanente de Vestibular (COPAVE) da Ufal, mediante o pagamento de uma taxa de R$ 120,00.
Terão direito à isenção da taxa de inscrição os candidatos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) ou doadores de medula óssea, desde que a comprovação seja validada pelos órgãos do governo.
Etapas do processo seletivo
O processo seletivo contará com as seguintes etapas:
- Prova de títulos: avaliação da formação acadêmica, da experiência profissional e da aprovação em concursos anteriores.
- Prova prática: simulação de tradução e interpretação de Libras-Português e vice-versa.
A validade do processo seletivo é de dois anos, podendo ser prorrogada por igual período após a nomeação.