Inscrições para EJA continuam disponíveis para quem quer voltar a estudar em Vitória da Conquista

O município de Vitória da Conquista está atento às demandas de escolarização e à garantia dos direitos em todas as etapas e modalidades de ensino. Uma delas é a Educação de Jovens e Adultos (EJA), que garante a todas pessoas com 15 anos ou mais, a oportunidade de acesso à educação, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa.

As matrículas para essa modalidade de ensino seguem abertas na Rede Municipal de Ensino para todos aqueles que desejam retomar os estudos.

Com a EJA, o estudante tem a oportunidade de concluir em três anos o segmento I, equivalente aos anos iniciais (1º ao 5º ano) do ensino fundamental, e em dois anos, o segmento II, que equivale aos anos finais (6º ao 9º ano) do ensino fundamental.

A oferta de aulas acontece nos turnos matutino, vespertino e noturno, proporcionando ao aluno conciliar estudo com trabalho de forma mais tranquila. A EJA acontece tanto nas escolas municipais da Zona Urbana como na Zona Rural.

Neste ano de 2025, a novidade é que em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), no contraturno nas Escolas da Zona Urbana está sendo oferecida a EJA Profissionalizante com seis cursos. Almoxarife, Aplicador de Revestimento Cerâmico, Confeccionador de Moda Fitness, Confeccionador de Moda Íntima, Eletricista de Instalações Prediais e Pintor de Obras.

Esta articulação visa atender a Meta 10 do Plano Nacional de Educação, que estabelece a oferta de no mínimo 25% das matrículas na EJA de forma integrada à educação profissional.

As matrículas estão abertas para quem deseja retomar os estudos dentro da modalidade EJA. Para se matricular, os interessados devem ter em mãos os seguintes documentos:

  • Fotocópia da certidão de nascimento ou do documento de identificação com fotografia do aluno (a);
  •  Fotocópia do CPF do aluno (Obrigatório);
  •  Histórico escolar original, devidamente legalizado (do aluno);
  • Fotocópia do comprovante de residência do aluno. Se menor de idade, dos pais ou responsáveis;
  •  Contato telefônico do aluno. Se menor de idade, também dos pais ou responsáveis;
  • Cartão SUS (do aluno).

Será aceito, excepcionalmente, em substituição do histórico escolar, o atestado ou a declaração de escolaridade, original atualizada, firmado pela direção da unidade escolar, devendo ser apresentado o histórico escolar conforme o prazo estabelecido.

Os educandos sem comprovação de escolaridade anterior poderão comparecer à escola para obter mais informações.

Confira a lista das escolas que oferecem a modalidade EJA em seus respectivos turnos.

Notícias Relacionadas

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile