A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) anunciou o lançamento do edital ‘Bahia Faz Ciência: Primeiros Passos no Jornalismo Científico’.
O programa tem como objetivo capacitar estudantes de jornalismo na produção de matérias sobre pesquisas e inovações na Bahia. As inscrições estão abertas de 14 a 31 de março.
O edital é direcionado a alunos de jornalismo matriculados entre o 3º e o 8º semestre, de instituições públicas ou privadas da Bahia. O programa oferece orientação em todas as etapas da escrita jornalística, desde a escolha da pauta até a finalização do texto, com foco na divulgação científica.
Segundo o secretário da Secti, André Joazeiro, a iniciativa visa aproximar os estudantes do jornalismo científico e fornecer técnicas para a produção de matérias sobre ciência, contribuindo para a popularização da ciência e formação de comunicadores especializados.
Pedro Felipe Silva, estudante do 7° semestre de jornalismo e participante da segunda edição do Edital, compartilhou sua experiência: “O projeto foi uma experiência muito proveitosa, pois me permitiu explorar uma área do jornalismo que eu nunca havia considerado: o jornalismo científico. Foi extremamente enriquecedor tanto para minha trajetória profissional quanto para minha experiência de vida. Ganhei mais confiança ao escrever minhas matérias e, graças a essa experiência, consegui até um estágio na área de redação. Essa vivência reforçou minha compreensão sobre a importância da ciência para a sociedade”.
Os interessados devem preencher um formulário no Google Forms, escrevendo um texto de até 2.300 caracteres com espaço, apresentando-se e explicando o motivo pelo qual desejam participar do projeto. O texto será utilizado como critério de seleção.