28.3 C
Guanambi
24.5 C
Vitória da Conquista

Guanambi foi a cidade mais seca do Brasil neste sábado

Mais Lidas

O último fim de semana do verão está sendo marcado por calor extremo e baixa umidade em várias partes do estado. Neste sábado, 15 de março, o município de Guanambi registrou a menor umidade relativa do ar entre as cidades brasileiras com estações ativas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Por volta das 15h, o índice chegou a 14%. Desde o último domingo (9), o município figurou várias vezes entre os mais secos do país; no entanto, o percentual ainda não havia ficado abaixo de 20%.

A última vez que a umidade relativa do ar atingiu 14% na cidade foi no final de outubro de 2024, período em que esses níveis são mais comuns. Além de seco, o tempo em Guanambi foi, mais uma vez, quente, com temperatura variando entre 22,9ºC e 36,2ºC.

A região está há mais de dois meses sem registros de chuvas significativas, e o acumulado desde o início da estação chuvosa ainda é inferior a 500 milímetros (mm). A falta de chuvas regulares já é perceptível na vegetação, que deveria estar verde nesta época mas já tem aparência de inverno.

Outras cidades da Bahia também registraram calor e tempo seco. Em Ibotirama, a máxima chegou, pela segunda vez nesta semana, a 39,1ºC, uma das mais altas do país. Em Irecê, a umidade ficou em 24%, e em Brumado, em 26%.

Previsão para os próximos dias

Os modelos meteorológicos indicam que o calor e o tempo seco devem prevalecer por mais alguns dias na maior parte do estado. Entretanto, a Região Extremo-Oeste deve começar a receber chuvas isoladas no decorrer da semana.

Para a região de Guanambi, há chances de chuva a partir de sexta-feira (21); porém, os volumes esperados são insignificantes, e há divergências entre as fontes de previsão. À medida que o mês for chegando ao fim, as chances de precipitações devem aumentar.

Previsão 15 dias Nordeste
Previsão para os próximos 15 dias – GFS e ECMWF – WeatherBell.com

Para o mês de abril, a previsão de longo prazo indica novas ocorrências de chuvas na Região. O prognóstico ainda é de incerteza quanto ao volume e distribuição.

Os maiores volumes de chuva na segunda quinzena de março são previstos para a faixa norte do país, incluindo áreas da Região Nordeste, onde os acumulados até meados do próximo mês podem chegar a 500 mm.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas