Bahia recebeu e vai distribuir 428 mil doses da vacina contra a gripe

A campanha de vacinação contra a influenza na Bahia começou a se estruturar com a chegada de 428 mil doses da vacina, enviadas pelo Ministério da Saúde no último sábado (22).

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) iniciará a distribuição para os municípios na nesta segunda-feira (24), visando o abastecimento das redes municipais de saúde para o início da campanha, previsto para 7 de abril.

De acordo com a Ascom/Sesab, a imunização contra a gripe será ampliada este ano, integrando o Calendário Nacional de Vacinação. Isso garante proteção durante todo o ano para o público-alvo, que na Bahia é composto por cerca de 6,3 milhões de pessoas. Entre os grupos prioritários estão crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde e da educação, além de outros grupos específicos.

Grupos prioritários e importância da vacinação

A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, destacou a importância da vacinação para prevenir complicações e óbitos causados pela gripe. “A chegada das vacinas e a ampliação da cobertura ao longo do ano representam um avanço fundamental. Estamos trabalhando com agilidade para garantir que os municípios estejam abastecidos e prontos para iniciar a campanha no prazo. Nosso compromisso é proteger a população baiana, especialmente os grupos mais vulneráveis”, afirmou.

Embora o início oficial da vacinação esteja marcado para o dia 7 de abril, o Ministério da Saúde, com apoio da Sesab, recomenda que os municípios comecem a vacinação assim que receberem as doses. A orientação é que a população procure os postos de saúde mais próximos, pois a vacina contra a influenza é segura, eficaz e fundamental para reduzir a sobrecarga nos serviços de saúde durante o período de maior circulação do vírus.

A coordenadora de Imunização do Estado, Vânia Rebouças, ressaltou que a vacina estará disponível ao longo do ano, mas deve ser tomada o quanto antes. “Historicamente, na Bahia, o maior número de registros da doença ocorre no outono e inverno, por isso a importância de vacinar ainda no início deste período. Com ela, conseguimos reduzir os casos e, principalmente, os óbitos pela gripe”, afirmou.

Notícias Relacionadas

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile