24.9 C
Guanambi
23.6 C
Vitória da Conquista

Cemaden analisa capacidade de gestão municipal para eventos climáticos extremos

Mais Lidas

O Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), lançou um questionário on-line por meio do Projeto COPE (Capacidades Organizacionais de Preparação para Eventos Extremos).

O objetivo é avaliar a preparação dos governos municipais para enfrentar eventos extremos, como chuvas intensas, inundações, secas e ondas de calor. O projeto conta com o apoio da FAPESP e foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa.

De acordo com o Cemaden, o lançamento do Projeto COPE e da Pesquisa Municipal em Preparação para Eventos Extremos foi transmitido pelo Canal YouTube da Série de Debates do Cemaden.

A diretora substituta do Cemaden, Regina Alvalá, destacou a importância da pesquisa para auxiliar governos municipais e comunidades na preparação para eventos climáticos extremos. Alvalá afirmou que o diagnóstico permitirá melhorar sistemas de alerta e a preparação para esses eventos em todas as regiões do país.

Detalhes do Projeto COPE

Victor Marchezini, coordenador do projeto e pesquisador do Cemaden, apresentou o Projeto COPE e a pesquisa. Ele explicou que a pesquisa deve ser respondida por um gestor de defesa civil municipal, com apenas uma resposta por município.

Marchezini ressaltou que a pesquisa irá subsidiar políticas públicas para fortalecer capacidades organizacionais e municipais, destacando a necessidade de reduzir vulnerabilidades sociais, organizacionais e institucionais diante de eventos climáticos extremos.

O lançamento on-line contou com a participação de representantes de Defesas Municipais de várias regiões do Brasil, que interagiram por meio do chat do Canal YouTube da Série de Debates do Cemaden.

O questionário da pesquisa está dividido em cinco seções: Apresentação, Estrutura do Órgão Municipal de Defesa Civil, Capacidades, Comunicação e Governança. A expectativa é que as respostas aprofundem o diagnóstico das capacidades de preparação dos governos municipais frente a eventos extremos no país, que se tornam cada vez mais frequentes e intensos.

O prazo para preenchimento do questionário é até 1º de julho de 2025. Após o envio das respostas, o cronograma do projeto prevê tratamento, sistematização e análise dos dados entre 2 de julho de 2025 e 31 de dezembro de 2025, com a publicação dos resultados até 1º de julho de 2026. O preenchimento do questionário leva cerca de 15 minutos.

Governos municipais interessados em participar podem preencher um cadastro em ou entrar em contato pelo e-mail projetocope@cemaden.gov.br.

Para assistir à live de lançamento e apresentação da pesquisa, acesse o Canal YouTube “Série de Debates do Cemaden”.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas