A Polícia Civil da Bahia deflagrou nesta quinta-feira, 27 de março a 15ª fase da Operação Unum Corpus, com ações em cidades de todas as regiões do estado.
Na Região de Guanambi, ao todo, 15 mandados de prisão foram cumpridos, além de 18 mandados de busca e apreensão.
A operação teve como objetivo combater crimes como homicídios, tráfico de drogas, roubos e violência doméstica. Os mandados foram cumpridos nas cidades de Guanambi, Caetité, Palmas de Monte Alto, Pindaí, Riacho de Santana, Urandi, Matina e Iuiu.
Entre os alvos da operação está José Gomes Carneiro, de 52 anos, capturado pela Delegacia Territorial de Tanque Novo na última quarta-feira (26). Ele foi condenado a mais de 20 anos de prisão por homicídio, conforme decisão da Vara Criminal de Tanque Novo.
A prisão foi realizada em cumprimento a mandado expedido pelo Tribunal de Justiça da Bahia. O condenado foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanece à disposição da Justiça.
Em Guanambi, uma das diligências foi realizada no bairro Sandoval Novaes, por volta das 5h da manhã, em cumprimento a um mandado de busca e apreensão expedido pela Comarca de Canhotinho, em Pernambuco.
Durante a ação, a equipe da 1ª Delegacia Territorial apreendeu grande quantidade de folhas e talões de cheques de diversos bancos, incluindo cheques preenchidos com valores superiores a R$ 500 mil. Também foram apreendidas diversas notas promissórias, dois aparelhos celulares, além de um automóvel Renault Kardian Prem AT, cor laranja.
Documentos como memoriais descritivos, declarações de compra e venda e registros financeiros também foram recolhidos. Todo o material foi encaminhado à 7ª Delegacia de Repressão ao Narcotráfico de Caruaru/PE, para as providências cabíveis.
Durante a operação, também foram registradas prisões em flagrante por posse ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas. Três veículos utilizados em práticas criminosas ou obtidos de maneira ilícita foram apreendidos.
De acordo com a Polícia Civil, mais de 400 policiais participaram da operação em todo o estado. O nome “Unum Corpus” faz referência à atuação conjunta das 26 Coordenadorias Regionais da corporação, que atuaram simultaneamente em 100 municípios baianos.
Somente nesta fase, a operação resultou no cumprimento de 210 mandados de prisão e 250 de busca e apreensão em toda a Bahia. De acordo com a Polícia Civil, a iniciativa tem como foco o combate à criminalidade e o fortalecimento da presença policial no interior do estado.