O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou nesta quinta-feira, 27 de março, a previsão climática para o mês de abril de 2025.
Segundo o órgão, as chuvas devem se concentrar principalmente no Norte do país e em áreas do leste das regiões Sudeste e Sul, enquanto grande parte do Centro-Oeste e do interior do Nordeste terá precipitação abaixo ou dentro da média histórica.
Além disso, as temperaturas tendem a se manter elevadas em boa parte do território nacional.
Previsão por região
Na Região Norte, as chuvas devem variar entre a média e acima da média climatológica, especialmente no Amazonas, Pará e Rondônia.
No entanto, o leste do Acre, a divisa do Amazonas com Roraima, o Amapá e o sul do Tocantins podem ter precipitações abaixo da média.
No Nordeste, a previsão indica continuidade das chuvas acima da média no centro-norte, enquanto em parte da Bahia os volumes tendem a se manter próximos da média histórica, com acumulados inferiores a 140 mm.
Para o Centro-Oeste, o Inmet prevê chuvas entre a média e abaixo dela, com volumes inferiores a 200 mm.
No Sudeste, o padrão é semelhante, mas o leste da região, incluindo parte de Minas Gerais, Espírito Santo e litoral de São Paulo e Rio de Janeiro, deve receber chuvas acima da média, superando os 140 mm.
Na Região Sul, o extremo sul do Rio Grande do Sul e a parte central de Santa Catarina devem registrar chuvas abaixo da média. Por outro lado, nas demais áreas são esperados volumes dentro ou acima da média, com acumulados superiores a 100 mm.
Impactos na Agricultura
A previsão também considera impactos nas atividades agrícolas. O prognóstico de chuvas mais regulares no Norte e no centro-norte do Nordeste deve beneficiar cultivos da primeira e segunda safras.
Já no Centro-Oeste, Sudeste e Bahia, a redução das chuvas pode favorecer a colheita da soja, mas dificultar o plantio de culturas da segunda safra, como milho.
No leste do Sudeste, as condições devem beneficiar o desenvolvimento de culturas como café e cana-de-açúcar. No Sul, o retorno da umidade em algumas áreas pode favorecer as lavouras.
Temperaturas
Em relação às temperaturas, a previsão é de que fiquem acima da média em grande parte do Centro-Oeste, Sudeste e Sul, além do interior do Nordeste, com máximas acima dos 24°C.
Já nas regiões onde a previsão é de chuvas acima da média, como o Norte e parte do Nordeste, as temperaturas devem ficar próximas da média histórica, variando entre 26°C e 28°C.
O Inmet segue atualizando diariamente as condições meteorológicas por meio de seu portal, aplicativo e redes sociais. O boletim completo está disponível.