A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) firmou um convênio com o Instituto Superior de Artes e Cultura (Isarc), de Moçambique, para fortalecer a política de internacionalização das instituições de ensino.
A parceria visa à cooperação acadêmica entre os conhecimentos produzidos pela Universidade, especialmente por meio dos Programas de Pós-Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade (PPGRec) e em Ensino (PPGen), e as iniciativas do Isarc.
Com essa assinatura, a Uesb agora mantém parceria com três instituições moçambicanas. Desde 2023, diálogos vêm sendo realizados com o Isarc, promovendo intercâmbio de estudantes para estudos avançados em Educação e Ensino, publicações científicas conjuntas, coorientação de teses, estágios de pós-doutorado e outras ações acadêmicas.
O professor Jakcson Reis, assessor de Relações Internacionais da Uesb, destaca a amplitude da colaboração entre as instituições. “Essa parceria abrange diversas áreas do conhecimento. Podemos citar, por exemplo, o desenvolvimento de pesquisas científicas de excelência para planejar, desenvolver e avaliar políticas públicas em setores como Matemática, Ciências Agrárias, Educação, Saúde, Linguística e Relações Raciais”, explica.
As atividades já estão em andamento. Em março de 2025, foi lançado um edital para seleção de alunos do Isarc para os cursos de mestrado dos programas mencionados. Além disso, está prevista a publicação de um edital para a seleção de servidores interessados em mobilidade acadêmica de curta duração.
Para o diretor-geral do Isarc, professor Filimone Meigo, o convênio representa uma oportunidade de ampliar a visibilidade nacional e internacional das instituições e fortalecer a formação acadêmica. “Nosso plano estratégico prevê a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem, a implementação de ações de capacitação avançada para docentes e o fomento à pesquisa e extensão”, pontua.
Mais informações sobre o convênio podem ser obtidas na Assessoria de Relações Internacionais (Arint) da Uesb, pelo e-mail arint@uesb.edu.br.