35.8 C
Guanambi
26.9 C
Vitória da Conquista

Citricultura baiana conquista mercado no Chile

Mais Lidas

A Bahia avançou na exportação de citros com a habilitação de unidades de produção de lima ácida Tahiti para o mercado chileno.

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Adab), em parceria com o Ministério da Agricultura (Mapa), concluiu o processo durante a Fruit Attraction São Paulo, uma das principais feiras internacionais do setor no hemisfério Sul, que encerra hoje.

De acordo com o Governo do Estado, essa conquista é fruto de políticas públicas que valorizam a cadeia produtiva, desde a produção até a comercialização. O diretor geral da Adab, Paulo Sérgio Luz, destacou a atuação conjunta das secretarias da Agricultura (Seagri) e de Desenvolvimento Rural (SDR) em ações de fomento e inovação. Ele ressaltou o papel dos órgãos reguladores estaduais e federais na defesa agropecuária.

A Adab e o Mapa desempenham funções essenciais como o trânsito interestadual de vegetais, prevenção e monitoramento de pragas, certificação fitossanitária, emissão de documentos e fiscalização do uso de agrotóxicos. Essas atividades são fundamentais para garantir a qualidade e segurança dos produtos exportados.

Vantagens Competitivas da Bahia

Para Suely Brito, especialista em citros da Adab, a Fruit Attraction foi uma oportunidade para fortalecer o Programa Fitossanitário do Citros. Ela destacou que a Bahia possui uma vantagem competitiva em relação a outras regiões produtoras do país, devido ao seu status fitossanitário livre de Cancro Cítrico e Greening. A feira também serviu para mostrar aos produtores e exportadores a importância do programa no atendimento às demandas do estado.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas