35.5 C
Guanambi
28.7 C
Vitória da Conquista

Órgãos realizam ação sobre venda de fogos de artifício em Vitória da Conquista

Mais Lidas

Na manhã desta sexta-feira, 28 de março, a Prefeitura de Vitória da Conquista realizou, em parceria com o Corpo de Bombeiros, uma ação educativa sobre a venda de fogos de artificio com comerciantes do Centro Comercial Fernando Spínola (Mercadão).

Segundo a gestão municipal, a ação, comandada pelo Setor de Posturas da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep), contou ainda com a participação da Guarda Municipal e da Defesa Civil.

Os comerciantes foram orientados sobre as principais questões de segurança a serem observadas, como as condições de armazenamento e os locais apropriados para venda, respeitando as diferentes classes de fogos de artifício existentes, que indicam a quantidade de pólvora contida no artefato e também a idade adequada de manuseio.

Coordenador de Posturas da Sesep, Joelson Moreira destacou que a ação, realizada com grande antecedência em relação aos festejos juninos, é uma demonstração de que o poder público está atento à segurança e qualidade de vida de toda a população, evitando os acidentes recorrentes no período. Outro motivo para antecipar as ações é evitar que os comerciantes invistam recursos financeiros na compra dos fogos sem a devida orientação, o que pode ocasionar o impedimento da comercialização dos produtos, gerando prejuízos.

“A gente não está aqui falando de proibição, mas de regularização. Nós começamos desde cedo, fazendo hoje essa operação conjunta, até porque, na questão dos fogos de artifícios, existem as limitações de cada poder. Então, a gente trabalha com essas forças, com o Corpo de Bombeiros, com a Defesa Civil, com a Guarda Municipal, para conseguir alcançar o máximo de pessoas possível e mostrar para elas a necessidade de estar trabalhando de forma regular, para evitar qualquer tipo de acidente. Com fogos de artifício não dá para brincar”.

O coordenador de Posturas também afirmou que a pasta, juntamente com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, está em fase de estudos para definir um local adequado para a comercialização dos fogos de artifício. Além disso, será feito um seminário instrutivo com os vendedores, reforçando as orientações de armazenamento, manejo e venda.

O capitão do Corpo de Bombeiros, J. Paulo, destacou a importância de se construir uma cultura de conscientização e prevenção sobre o tema: “A missão principal do Corpo dos Bombeiros é a preservação da vida, do patrimônio e do meio ambiente. E com base nessa premissa, a gente está começando hoje uma ação de cunho apenas educativo, para que a gente possa conscientizar a população, tanto os vendedores quanto aquelas pessoas que adquirem fogos de artifício para o São João”.

Subsíndico do Mercadão, Marcelo Carvalho agradeceu, em nome de todos os comerciantes, pela ação educativa: “É muito importante ter um momento como esse, com orientações de diferentes órgãos do poder público, para que os comerciantes saibam a maneira correta de vender os fogos de artifício”.

 

 

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas