A Vale anunciou a integração de 36 locomotivas EVOBBW, da Wabtec, à Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), e 14 locomotivas ES58Aci para operação na Estrada de Ferro Carajás (EFC). A renovação da frota faz parte da estratégia da mineradora para modernizar suas operações e reduzir as emissões de gases de efeito estufa.
As novas locomotivas estão entre as mais avançadas do mercado e podem operar com uma maior porcentagem de biodiesel, contribuindo para a diminuição do impacto ambiental. A Vale e a Wabtec planejam realizar testes para avaliar a viabilidade de ampliar essa proporção no futuro, reforçando o compromisso de ambas as empresas com a sustentabilidade.
De acordo com Danilo Miyasato, presidente e líder regional da Wabtec LATAM, a parceria com a Vale está alinhada às iniciativas de descarbonização do setor ferroviário. “Estamos orgulhosos de apoiar a Vale e nossos clientes com tecnologias avançadas que reduzem as emissões de CO2 e promovem a eficiência operacional. A Wabtec está na vanguarda da inovação, investindo em combustíveis alternativos para um futuro com zero emissões”, destacou.
As locomotivas da série Evolution contam com motores de tração AC, que proporcionam mais de 50% de melhoria na capacidade de tração. Além disso, apresentam redução de até 6% no consumo de combustível e nas emissões de CO2, se comparadas aos modelos FDL. Com cabines mais amplas, o novo modelo também oferece maior ergonomia e conforto aos operadores, além de otimizações na acessibilidade para manutenção dos sistemas a bordo.
Compromisso com a Sustentabilidade
A renovação da frota faz parte de um plano mais amplo da Vale para tornar suas operações mais sustentáveis. A empresa, uma das maiores produtoras globais de minério de ferro e níquel, tem investido em tecnologia e logística integrada para reduzir impactos ambientais. Atualmente, a mineradora opera cerca de 2.000 quilômetros de ferrovias, além de terminais marítimos e portos em diversos países.
A Wabtec, fornecedora global de soluções para transporte ferroviário e industrial, tem liderado inovações no setor há mais de 150 anos. A empresa desenvolve tecnologias sustentáveis para reduzir emissões e aumentar a eficiência dos sistemas ferroviários em todo o mundo.