O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou, nesta segunda-feira, 31 de março, o informativo meteorológico com a previsão detalhada do tempo para todo o país, válido até 7 de abril.
Após um mês de março marcado por irregularidades nas chuvas em diversas regiões brasileiras, a previsão indica que a primeira semana de abril será caracterizada por instabilidades pontuais em algumas áreas, enquanto outras deverão enfrentar tempo seco e temperaturas elevadas.
Região Norte
A previsão indica chuvas significativas concentradas principalmente no oeste do Amazonas, Pará, Amapá, norte do Tocantins e oeste de Rondônia, onde acumulados poderão ultrapassar os 80 mm durante a semana.
No Acre, sul do Pará e Tocantins, os volumes serão mais baixos, não excedendo 40 mm. As temperaturas mínimas permanecerão elevadas, acima de 26°C em grande parte da região.
Região Nordeste
Áreas de instabilidades devido a presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) favorecem a precipitação no norte do Maranhão e do Piauí, litoral do Ceará, onde são previstos volumes de chuva acima de 60 mm. Na faixa leste da região, que vai desde o Rio Grande do Norte até Pernambuco, são previstos acumulados inferiores a 20 mm.
Em áreas da parte central da Bahia e interior dos Estados Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, pode não haver registro de chuva, bem como redução da umidade relativa do ar, com valores abaixo de 50%.
As temperaturas máximas devem ultrapassar os 34°C no oeste da Bahia, sudeste do Piauí e sul do Ceará.
Região Centro-Oeste
As chuvas serão localizadas, principalmente no Mato Grosso, oeste de Goiás e Mato Grosso do Sul, com volumes de até 50 mm. Para o restante da região, os acumulados serão menores, com possibilidade de chuvas isoladas no nordeste de Goiás e Distrito Federal devido ao calor e umidade no final da semana.
Temperaturas acima de 34°C são previstas para o oeste de Goiás.
Região Sudeste
Chuvas volumosas são esperadas no sul de Minas Gerais, leste de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, podendo ultrapassar 100 mm em áreas do Vale do Paraíba e litoral norte paulista, além da Região Serrana e capital do Rio. No centro-norte mineiro, o tempo deverá permanecer firme.
A partir de domingo, a temperatura cairá na Região Sudeste, com mínimas próximas de 12°C na Serra da Mantiqueira.
Região Sul
Uma frente fria provoca chuvas intensas no oeste e leste do Rio Grande do Sul, oeste catarinense e sudoeste e leste do Paraná, ultrapassando 40 mm. Temporais isolados, com possibilidade de granizo e descargas elétricas, são esperados até 3 de abril no Rio Grande do Sul.
A partir de sábado (5), uma massa de ar frio trará declínio acentuado das temperaturas, com mínimas inferiores a 10°C, inclusive geada prevista nas serras gaúcha e catarinense.
Condições observadas
Entre 26 e 30 de março, as chuvas mais significativas ocorreram na Região Norte, norte do Maranhão, sul do Mato Grosso do Sul e oeste da Região Sul, com registros superiores a 50 mm em diversas localidades, destacando-se Manicoré (AM) com 128 mm e Oiapoque (AP) com 124,4 mm.
A temperatura máxima mais alta foi registrada em São João do Piauí (PI), com 38,8°C, enquanto as mínimas mais baixas ocorreram em Monte Verde (MG), com 11,6°C.
Confira o Informativo Meteorológico nº 12/2025 na íntegra