36.4 C
Guanambi
30.8 C
Vitória da Conquista

Nascidos em janeiro e fevereiro recebem Pé-de-Meia nesta segunda

Mais Lidas

Os beneficiários do programa Pé-de-Meia 2025 nascidos em janeiro e fevereiro começam a receber nesta segunda-feira, 31 de março, o Incentivo Matrícula, no valor de R$ 200.

Este benefício é a primeira parcela do ano do programa federal conhecido como Poupança do Ensino Médio. O valor pode ser sacado a qualquer momento, sem a necessidade de esperar a formatura no ensino médio.

De acordo com a Caixa Econômica Federal, cerca de 3,9 milhões de parcelas foram disponibilizadas este mês, incluindo 1,3 milhão para novos estudantes que ingressaram no primeiro ano do ensino médio público em 2025.

O Incentivo Matrícula é pago em parcela única anual e será depositado de forma escalonada até 7 de abril, conforme o mês de nascimento do estudante.

Todos os incentivos do Pé-de-Meia são pagos pelo Ministério da Educação (MEC) em conta aberta automaticamente pela Caixa em nome dos estudantes dos três anos do ensino médio contemplados. Caso o estudante já possua uma conta ativa no banco, não será necessária a abertura de nova conta, desde que seja do tipo poupança.

Critérios e Movimentação

Para estudantes menores de 18 anos, o responsável legal deve autorizar a movimentação da conta pelo App Caixa Tem, na opção Programa Pé-de-Meia, ou em uma agência bancária.

Será necessário realizar o upload da carteira de identidade do estudante. Se o responsável legal não for o pai ou a mãe, o consentimento deve ser feito presencialmente em uma agência da Caixa.

O programa federal do MEC visa incentivar financeiramente estudantes de baixa renda da rede pública a permanecerem na escola e se formarem no ensino médio. Para participar, o aluno não precisa se inscrever; todos que se encaixam nos critérios são incluídos automaticamente.

Os critérios incluem estar matriculado no ensino médio regular de uma escola pública ou na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e ser parte de família no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

O Ministério da Educação não faz contato com os elegíveis ao Pé-de-Meia. Para verificar o direito ao benefício, o estudante deve consultar o aplicativo Jornada do Estudante do MEC. O app permite o agendamento dos pagamentos e a consulta de futuros depósitos.

Calendário de Pagamentos

A parcela única anual do Incentivo Matrícula de R$ 200 será depositada até 7 de abril, conforme o cronograma:

  • Nascidos em janeiro e fevereiro: 31 de março
  • Nascidos em março e abril: 1º de abril
  • Nascidos em maio e junho: 2 de abril
  • Nascidos em julho e agosto: 3 de abril
  • Nascidos em setembro e outubro: 4 de abril
  • Nascidos em novembro e dezembro: 7 de abril

Além do incentivo-matrícula, o programa oferece outros incentivos, como o incentivo-frequência, incentivo-conclusão e incentivo-Enem. A Portaria nº 143/2025 do MEC estabelece o calendário de pagamento do programa Pé-de-Meia em 2025, incluindo os pagamentos das bolsas de incentivo-frequência e participação no Enem, seguindo um cronograma conforme o mês de nascimento do estudante.

Com informações da Agência Brasil.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas