Receita paga lote da malha fina do Imposto de Renda nesta segunda

Cerca de 120 mil contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram suas pendências com o Fisco receberão suas restituições nesta segunda-feira, 31 de março.

De acordo com a Receita Federal, o pagamento inclui restituições residuais de anos anteriores, totalizando R$ 253,88 milhões para 120.039 contribuintes. Deste montante, R$ 168,86 milhões serão destinados a contribuintes com prioridade no reembolso.

A lista de prioridades é liderada por 75.790 contribuintes que informaram a chave Pix do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) na declaração do Imposto de Renda ou utilizaram a declaração pré-preenchida. Desde 2023, a inclusão da chave Pix garante prioridade no recebimento.

Em seguida, estão 16.215 contribuintes com idades entre 60 e 79 anos, e 4.013 contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério. Outros 3.163 contribuintes idosos acima de 80 anos e 2.405 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave também estão na lista de prioridades.

Consulta e pagamento

A consulta para verificar a inclusão no lote está disponível desde o último dia 24 e pode ser feita na página da Receita Federal na internet. O contribuinte deve acessar a aba Meu Imposto de Renda e clicar em Consultar a Restituição. A consulta também pode ser realizada pelo aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.

O pagamento será efetuado na conta ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda. Caso o contribuinte não esteja na lista, é necessário acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para verificar o extrato da declaração. Se houver pendências, o contribuinte pode enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes da malha fina.

Se a restituição não for depositada na conta informada, por exemplo, em caso de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

O contribuinte pode agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome através do Portal BB ou pela Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial para deficientes auditivos).

Se o valor não for resgatado após um ano, o contribuinte deverá solicitá-lo no Portal e-CAC, acessando o menu Declarações e Demonstrativos, clicando em Meu Imposto de Renda e, em seguida, no campo Solicitar Restituição Não Resgatada na Rede Bancária.

Com informações da Agência Brasil.

Notícias Relacionadas

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile