35.5 C
Guanambi
29.6 C
Vitória da Conquista

Estudantes baianas criam bala de romã com potencial terapêutico contra gripes

Mais Lidas

Estudantes do Colégio Estadual de Tempo Integral Antônio Batista, em Candiba, desenvolveram uma bala à base de romã com potencial terapêutico para aliviar sintomas gripais.

O projeto, orientado pelo professor Daniel Rocha, surgiu durante uma epidemia de gripe na cidade, quando os hospitais estavam sobrecarregados com casos de infecções virais e alergias na garganta.

De acordo com a Fiocruz, nos primeiros três meses de 2025, foram registrados 21.498 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Atentas a essa situação, as estudantes Ana Clara Guimarães, Lavínia Viana e Erica Rayssa Junqueira decidiram criar um produto que pudesse amenizar os sintomas de infecções bucofaríngeas e gripes, utilizando uma receita caseira tradicional.

Ana Clara explica que a motivação para o desenvolvimento da bala foi a alta de casos de gripe na época. “O hospital estava lotado por atendimentos de infecções virais e alergias na garganta. Para ajudar, decidimos criar algo que pudesse aliviar os sintomas, usando uma receita caseira que vem sendo passada por gerações em nossas famílias”, afirma.

Composição e Testes

Segundo as jovens cientistas, a bala contém ingredientes que promovem ação antibacteriana e anti-inflamatória. “As cascas de romã são ricas em flavonoides e taninos, que formam a base antioxidante do produto. Já a ação antibacteriana é potencializada por ingredientes complementares, como limão, suas cascas, e mel”, explica Lavínia.

O projeto, que conta com o apoio da Secretaria da Educação (SEC), passou por diversas etapas de testes. Erica revela que “a bala foi testada em placas de Petri com meio de ágar, ferramenta de laboratório utilizada para cultivar e estudar microrganismos. Foram realizados testes para avaliar tanto a ação anti-inflamatória quanto a antibacteriana”.

Após os testes laboratoriais, o produto foi aplicado em pessoas com gripe e tosse seca, além de um teste específico para amigdalite, com resultados positivos em todos os casos.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas