O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta quarta-feira, 2 de abril, um total de sete alertas meteorológicos que abrangem mais de 23 mil municípios em 23 estados do Brasil.
Os alertas indicam condições de chuvas intensas, tempestades e acumulado de chuva, afetando regiões como Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.
Alertas Laranja de Chuvas Intensas
Um dos alertas laranja de chuvas intensas teve início às 10h00 desta quarta-feira, 2 de abril, e se estenderá até às 10h00 de quinta-feira (3). Este alerta abrange 27 municípios nos estados do Amazonas e Acre.
A previsão é de chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos de 60 a 100 km/h, apresentando riscos de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Mais informações sobre o alerta.
Outro alerta laranja de chuvas intensas começará às 10h00 de quinta-feira (3), e terminará às 10h00 de sexta-feira (4), abrangendo 135 municípios nos estados do Paraná e São Paulo.
As condições previstas são semelhantes, com riscos associados a ventos fortes e chuvas intensas. Mais informações sobre o alerta.
Alertas Amarelos de Chuvas Intensas e Tempestades
O Inmet também emitiu alertas amarelos para chuvas intensas e tempestades em várias regiões. Um alerta amarelo de chuvas intensas, válido das 10h00 de quarta-feira, 2 de abril, até às 10h00 de quinta-feira, 3 de abril, abrange 2.979 municípios em estados como Pará, Paraná, Santa Catarina, Tocantins, Maranhão, Ceará, Mato Grosso, Acre, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Piauí, Amazonas, Amapá, Rio de Janeiro, Goiás e Rio Grande do Norte.
A previsão é de chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos de 40 a 60 km/h. Mais informações sobre o alerta.
Além disso, alertas amarelos de tempestade foram emitidos para 298 municípios em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com previsão de chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos e possibilidade de queda de granizo. Mais informações sobre o alerta.
Alertas Laranja de Tempestade
Alertas laranja de tempestade foram emitidos para 323 municípios em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, válidos das 10h00 às 18h00 de quarta-feira, 2 de abril. As condições incluem chuvas intensas, ventos fortes e queda de granizo, com riscos significativos de danos. Mais informações sobre o alerta.
Outro alerta laranja de tempestade, válido das 11h00 às 22h00 de quarta-feira, 2 de abril, abrange 690 municípios em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. Mais informações sobre o alerta.
Alerta Laranja de Acumulado de Chuva
Um alerta laranja de acumulado de chuva foi emitido para 23 municípios no Rio Grande do Sul, válido das 9h30 às 15h00 de quarta-feira, 2 de abril. A previsão é de chuvas entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, com riscos de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios. Mais informações sobre o alerta.
Os alertas emitidos pelo Inmet destacam a importância de a população das áreas afetadas estar atenta às condições climáticas e seguir as orientações das autoridades locais para garantir a segurança de todos.