Passageiros de Guanambi podem viajar pelo Programa Voa Brasil, que oferece passagens aéreas de até R$ 200 para aqueles que não tenham viajado de avião nos últimos 12 meses. O benefício é válido apenas para aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que podem comprar até dois trechos por ano.
Para participar, basta acessar o site, escolher a data, a origem e o destino da viagem.
Na segunda fase do Voa Brasil, o Ministério de Portos e Aeroportos, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), usará os bancos de dados do ProUni, Fies e Sisu para incluir estudantes no programa. O levantamento desses beneficiários está sendo conduzido pelo MEC.
Desde o lançamento do Voa Brasil, no final de julho de 2024, o programa já reservou 35.419 passagens, o suficiente para lotar 270 aeronaves. Em 2025, mais de 80 cidades foram procuradas por aposentados do INSS. Em março, os aeroportos de Fernando de Noronha (PE), Guanambi (BA) e Teófilo Otoni (MG) entraram na lista, ampliando para 82 municípios participantes.
São Paulo lidera como destino mais procurado, com 10.261 passagens reservadas, seguido por Rio de Janeiro (3.050), Recife (2.745), Fortaleza (2.453) e Brasília (2.268). Nos últimos dois meses, o aeroporto de Recife ultrapassou o Rio de Janeiro e se tornou o segundo destino mais buscado.
Entre os 20 destinos mais populares, apenas três não são capitais: Campinas (SP), Juazeiro do Norte (CE) e Porto Seguro (BA).
Parceria com Empresas Aéreas
O Voa Brasil não utiliza recursos públicos. O programa funciona em parceria com as companhias aéreas, que disponibilizam vagas ociosas em datas, horários ou períodos de baixa demanda.
Com essa iniciativa, mais brasileiros têm a oportunidade de viajar de avião a preços acessíveis, promovendo inclusão e mobilidade para aposentados e, futuramente, estudantes do país.