O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alertas de tempo severo para áreas dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, com previsão de chuvas intensas e rajadas de vento a partir desta sexta-feira, 4 de abril.
As chuvas podem ultrapassar 100 mm em 24 horas, e os ventos podem atingir 100 km/h. O alerta foi elevado para Grande Perigo (vermelho) nessas regiões.
O ápice dos temporais está previsto para ocorrer entre sexta-feira (4) e sábado (5), com acumulados significativos de chuva. As áreas mais afetadas em São Paulo incluem a Serra da Mantiqueira, Vale do Paraíba e Litoral Norte.
No Rio de Janeiro, a Costa Verde, região Metropolitana, Vale do Paraíba, Região Serrana e Baixada Litorânea estão em atenção especial.
De acordo com o INMET, nesta quinta-feira (3), chuvas fortes são esperadas em São Paulo, além do sul e Triângulo Mineiro, Mato Grosso do Sul, Paraná e parte de Santa Catarina, mas com menor severidade, conforme o aviso laranja (Perigo).
Mais chuvas e queda de temperatura
O aumento da umidade na atmosfera, favorecido por uma frente fria no oceano e a topografia acidentada da faixa leste, contribui para as chuvas no Sudeste.
Na Região Norte, temporais com volumes significativos são esperados no Acre, Amazonas, Rondônia e Pará, com avisos laranja (Perigo) abrangendo ainda o sul de Roraima e sudeste de Mato Grosso.
No litoral norte do Brasil, chuvas são previstas entre Maranhão e Rio Grande do Norte, motivadas pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).
O INMET também emitiu um aviso amarelo (Perigo Potencial) para baixas temperaturas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, entre sexta-feira (4) e sábado (5).
As temperaturas podem cair entre 3ºC e 5ºC em regiões como a Serra, Vale do Itajaí, leste de Santa Catarina e região metropolitana de Curitiba, com possibilidade de geada nas áreas mais altas no início de sábado (5).