A cidade de Ruy Barbosa, localizada a 320 km de Salvador, realizará neste domingo uma eleição suplementar para escolher seu novo prefeito. A disputa será entre dois candidatos: o médico Dr. George (PSD) e a vereadora Eridan de Bonifácio (MDB).
Eridan é esposa do ex-prefeito Bonifácio (MDB), que foi o mais votado na eleição regular, mas teve sua candidatura barrada pela Justiça Eleitoral.
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) indeferiu, por unanimidade, a candidatura de Bonifácio em outubro, após ação movida pela oposição. A Corte reconheceu sua inelegibilidade e determinou um novo pleito.
O motivo foi a rejeição das contas de 2016 pelo Legislativo municipal, que apontou irregularidades no uso de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) durante sua gestão.
Diante do novo cenári o eleitoral, o secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, e o presidente do TRE-BA, desembargador Abelardo da Matta, reuniram-se nesta terça-feira (2) para discutir o Planejamento Operacional da eleição suplementar. O encontro ocorreu na sede do TRE-BA, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
Entre as medidas anunciadas estão a escolta das urnas eletrônicas, patrulhamento nos locais de votação, vistorias do Corpo de Bombeiros e ações preventivas e de inteligência das Forças Policiais.
“Atuamos de forma integrada com o TRE-BA nas eleições municipais de 2024 e adotaremos a mesma estratégia em Ruy Barbosa. O Disque Denúncia (181), operando 24h, e a Plataforma de Observação Elevada (POE), que amplia a cobertura de câmeras, também serão empregados na operação”, afirmou Werner.