29 C
Guanambi
23.4 C
Vitória da Conquista

Estudantes baianos participam de competição da NASA, nos EUA

Mais Lidas

Estudantes dos cursos técnicos em Mecatrônica e Eletromecânica do Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) da Região Metropolitana de Salvador, em Camaçari, representarão a Bahia e a Região Nordeste no Nasa Human Exploration Rover Challenge (HERC).

A competição, promovida pela Agência Espacial Americana, ocorrerá no Centro Espacial e de Foguetes, em Huntsville, Alabama, Estados Unidos. O evento desafia equipes globais a projetar, construir e operar veículos de exploração espacial em terrenos complexos semelhantes aos da Lua e de Marte. A viagem está programada para esta sexta-feira, 04 de abril.

De acordo com a Ascom/SEC, o projeto foi proposto pela educadora social e servidora pública estadual Aliane Grei e é executado pela União das Organizações Sociais e Culturais de Camaçari (UOSCC), com apoio de diversas instituições parceiras, incluindo o Cetep.

Esta é a primeira vez que uma equipe da Região Nordeste é selecionada para a competição. Os estudantes participarão na modalidade Remote Controlled (RC), utilizando um veículo projetado por eles.

Após a competição, entre os dias 15 e 19 de abril, eles participarão de uma imersão acadêmica na Universidade de Maryland, onde terão contato com laboratórios de Tecnologia, Engenharia e Sustentabilidade.

A equipe, chamada “Expedição Bahia Nasa 2025”, é composta por 11 estudantes, sendo nove do Cetep e dois de uma escola privada. Os integrantes da rede estadual de ensino são Ana Luiza Santana, Dara Santos, Débora Lima, Felipe Silva, Gabriel da Cunha, Gustavo Santos, Leandro Moraes, Lyriel Santana e Murilo Bastos.

Gabriel, de 17 anos, estudante de Mecatrônica, expressou sua expectativa: “Ter uma experiência como esta, fora do Brasil, é algo incrível e eu estou muito ansioso para vivenciar. Este projeto será um divisor de águas para todos os indivíduos inseridos nele”, afirmou.

Seleção e expectativas

Segundo o professor do Cetep, Michell Thompson, o projeto foi submetido no site da Nasa e passou por duas seleções prévias.

“Na última seleção, os engenheiros da Nasa viram a capacidade técnica dos estudantes de entregar, realmente, o protótipo e fomos selecionados para a etapa final de apresentação. Esta é uma oportunidade fantástica para os nossos alunos, mostrando que em nossas escolas técnicas estaduais da Bahia saem projetos e profissionais capacitados para diversas esferas do saber”, destacou.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas