A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) está com inscrições abertas para o Processo Seletivo de Transferências Interna e Externa referente ao semestre letivo 2025.2. O edital nº 006/2025 foi publicado pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e estabelece o preenchimento de 256 vagas distribuídas em 28 cursos de graduação.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do site da Coordenação de Seleção e Admissão (CSA), até o dia 21 de abril.
O processo é voltado a estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação da própria UEFS ou de outras instituições de ensino superior credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC).
É necessário ter concluído, com aproveitamento, pelo menos o primeiro semestre do curso de origem e não ter ultrapassado 50% da carga horária total da graduação.
Vagas e critérios
As oportunidades estão divididas entre ampla concorrência e ações afirmativas. Estudantes podem optar por concorrer às vagas reservadas a grupos como negros, indígenas, quilombolas, ciganos, pessoas com deficiência e pessoas trans, desde que tenham cursado a educação básica em escolas públicas e tenham renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo.
Entre os cursos com vagas abertas estão Administração (15), Educação Física (18), Ciências Contábeis (10), Enfermagem (3), Direito (4), Engenharia Civil (10), Odontologia (8), Medicina (2), entre outros.
A lista completa dos cursos e a distribuição das vagas podem ser conferidas no edital.
Processo seletivo
A sel eção será realizada exclusivamente com base no desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em qualquer edição entre 2015 e 2024. Os candidatos devem informar no ato da inscrição o ano da edição cuja nota desejam utilizar. As notas serão ponderadas conforme os pesos de cada prova atribuídos ao curso pretendido.
O resultado preliminar será publicado no site da CSA e os candidatos não habilitados poderão entrar com recurso. A classificação final seguirá critérios de escore final e, em caso de empate, melhor desempenho na redação e maior idade.
A matrícula será realizada em três etapas: solicitação de matrícula no sistema SIDOC-UEFS; validação documental, heteroidentificação e renda (para ações afirmativas); e confirmação com aproveitamento de disciplinas. Candidatos convocados devem apresentar documentação como histórico escolar, comprovante de matrícula, CPF, RG, certificado de conclusão do ensino médio, entre outros documentos específicos para cada categoria de reserva de vaga.
O edital tem validade para ingresso no semestre 2025.2 e a convocação dos aprovados dependerá da disponibilidade de vagas em cada curso. A UEFS destaca que a não comprovação das informações prestadas resultará na perda da vaga.
O edital completo, bem como todos os formulários e modelos exigidos, estão disponíveis na página de seleção.