Nove em cada dez brasileiros têm acesso a telefone celular

Nove em cada dez brasileiros têm acesso à telefonia móvel, conforme dados divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) neste sábado, 05 de abril, em comemoração ao Dia das Telecomunicações. A maioria dos usuários está concentrada em capitais e regiões metropolitanas.

De acordo com a Anatel, 4.363 municípios brasileiros já possuem infraestrutura de fibra óptica, o que melhora a velocidade e estabilidade dos serviços de telecomunicações. Além disso, a tecnologia 5G já está presente em 1,3 mil municípios, com planos de expansão para mais de 5,5 mil municípios através do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

O Novo PAC também prevê a ampliação da tecnologia 4G para 6,8 mil distritos, vilas e áreas rurais. O secretário de Telecomunicações da Anatel, Hermano Tercius, destacou os desafios enfrentados pela expansão dos serviços devido à extensão territorial e áreas de difícil acesso no Brasil.

“Esse é o nosso desafio. O principal deles é levar conectividade de forma satisfatória e, ao mesmo tempo, evoluir em outros indicadores da conectividade significativa, como o letramento digital”, afirmou.

Satisfação dos consumidores

Em março, a Anatel divulgou os resultados da décima edição da Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida sobre serviços de telecomunicações, incluindo telefonia fixa, celular, internet fixa e TV por assinatura.

Em 2024, mais de dois terços dos consumidores se declararam satisfeitos ou muito satisfeitos com os serviços, segundo a Escala CSAT (Customer Satisfaction Score). Entretanto, mais de 10% dos consumidores relataram insatisfação.

A pesquisa também abordou padrões de uso, tecnologia e Wi-Fi. Apesar da predominância do 4G, houve aumento na percepção de uso do 5G entre consumidores de celular pós-pago e pré-pago. Em relação à internet fixa, 78% dos consumidores utilizam fibra óptica.

Entre os usuários de telefonia fixa, 16% consideram o telefone fixo o principal meio para chamadas de voz em casa, sendo a maioria pessoas mais velhas, de menor renda e predominantemente do sexo feminino. Além disso, 67% dos assinantes de TV por assinatura utilizam o serviço diariamente.

A pesquisa foi realizada entre julho e novembro de 2024, com 64 mil consumidores de serviços de telefonia fixa e celular, internet fixa e TV por assinatura, clientes de diversas operadoras. Os resultados estão disponíveis na página da Pesquisa no portal da Anatel.

Com informações da Agência Brasil.

Notícias Relacionadas

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile