Estudantes da Bahia criam esfoliante natural que ajuda a tratar foliculite

Estudantes do Colégio Estadual de Tempo Integral Antônio Batista, em Candiba, desenvolveram um esfoliante natural que auxilia no tratamento da foliculite, uma inflamação dos folículos pilosos que causa desconforto e vermelhidão na pele. Com a crescente preocupação ambiental, muitos consumidores buscam alternativas sustentáveis para o autocuidado. De acordo com um estudo da Nielsen, 42% dos brasileiros já mudaram seus hábitos de consumo para reduzir o impacto ambiental.

Any Isabele Dias e Fernanda Luz, as jovens cientistas responsáveis pelo projeto, explicam que o esfoliante é composto por ingredientes como fubá, mel, canela, maçã, hidratante, sabonete líquido e óleo de rosa mosqueta. “O fubá clareia e dá consistência ao produto, enquanto o mel tem ação anti-inflamatória e cicatrizante. O sabonete remove impurezas, o hidratante evita o ressecamento e a canela elimina células mortas. Já o chá de maçã reduz inflamações, a glicerina fortalece a pele e o óleo de rosa mosqueta hidrata profundamente”, detalha Any Isabele.

De acordo com a Ascpm/SEC, o esfoliante foi testado por 12 voluntários, sendo 5 homens e 7 mulheres, que usaram o produto duas vezes por semana. “Nos testes, analisamos diversos aspectos, como eficácia, textura, fragrância, benefícios, frequência de uso e possíveis efeitos colaterais. A maioria dos participantes relatou melhora no controle da foliculite, o que indica que o esfoliante pode ser uma alternativa natural e acessível aos produtos comerciais”, afirma Fernanda Luz.

O projeto conta com a orientação de Solimara Ramos e coorientação de Fernanda de Deus, além do apoio da Secretaria da Educação (SEC). “Nosso esfoliante tem baixo custo, e a pesquisa abre caminhos para novas investigações sobre a otimização da formulação e ampliação do uso do produto, podendo beneficiar um número maior de pessoas com problemas semelhantes”, projeta Any.

A Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) lançou, em 8 de julho de 2019, a série “Bahia Faz Ciência”, que destaca trabalhos de pesquisadores baianos em temas como saúde, educação e segurança. As matérias são divulgadas semanalmente para a mídia baiana e estão disponíveis no site e redes sociais da Secretaria.

Notícias Relacionadas

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile